Operação Praia Segura revela os números do verão

Guarujá sediou o encerramento da Operação Praia Segura 2016/2017, realizada pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), que apresentou dados em relação ao salvamento de vidas no litoral.

Carolina Huerte

Guarujá sediou o encerramento da Operação Praia Segura 2016/2017, realizada pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), que apresentou dados em relação ao salvamento de vidas no litoral. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou da solenidade que aconteceu na última semana.

A operação é realizada desde a década de 1980 e, neste ano, reuniu mais de 1.300 profissionais civis e militares, para atender um universo estimado em 22 milhões de banhistas que frequentaram as praias nesta temporada de verão. O esquema atende 15 municípios litorâneos, entre Ubatuba e Cananéia.

De acordo com os números apresentados, a operação foi considerada um sucesso, com expressivos resultados, acima de 1.900 salvamentos, o que coloca a corporação ao nível de grupamentos de salvamento da Austrália e da Costa Oeste dos Estados Unidos da América. Um índice chamado de Coeficiente de Eficiência foi criado pelo Corpo de Bombeiros para avaliar a evolução da atividade ao longo dos anos.

Enquanto na década de 1980 este índice era de 3,4, ou seja, para cada grupo de 100 pessoas que se afogassem, havia o salvamento de 3,4 pessoas, atualmente este índice é de 31,4, o que demonstra a evolução da qualidade e eficiência do serviço. O número de óbitos também demonstra esta evolução, já que em 1986 foram 389 mortos em afogamento, enquanto no ano passado faleceram 97 pessoas durante o ano inteiro e nestes primeiros meses do ano de 2017 foram 38 óbitos.

O Gbmar tem sede em Guarujá e a solenidade de encerramento reuniu inúmeras autoridades militares na sede do Iate Clube, entre elas, o tenente coronel Átila, comandante da corporação do litoral; coronel Danúbio, subcomandante estadual do Corpo de Bombeiros; e o próprio comandante estadual do Corpo de Bombeiros, coronel Armani.

 

 

Ecovias

ecovias