Câmara de Praia Grande reúne gerações em comemoração aos 50 anos

Galeria dos Legisladores tem o objetivo de resgatar a história dos vereadores que fizeram parte da Câmara

Vereadores de todas as 12 legislaturas da Câmara de Praia Grande protagonizaram um encontro de épocas na solenidade em comemoração aos 50 anos da Câmara de Praia Grande, na terça-feira, dia 12. Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Ednaldo dos Santos Passos, o Reco (SD) inaugurou a Galeria dos Legisladores, composta por quadros com as fotos de todos os parlamentares que atuaram neste período.

“Sempre que passava pela Galeria dos Presidentes sentia uma energia diferente, dá um ânimo pensar que eu estou continuando o trabalho que aqueles homens fizeram ao longo desses anos. Mas sentia que faltava alguma coisa porque a Câmara também é composta por mais vereadores além dos presidentes, então conversei com meus colegas e tivemos a ideia desta galeria em homenagem a todos que fizeram a história do Legislativo de Praia Grande”, explicou Reco.

Vereador na quarta legislatura, de 1983 a 1988, o prefeito Alberto Mourão (PSDB) ressaltou a importância das Câmaras Municipais quanto à representatividade dentro da sociedade. “O Legislativo, principalmente o municipal, é o poder que mais representa os vários segmentos da sociedade. Passei pelo legislativo e sei que é fundamental fazer uma sinergia entre os poderes. O que aconteceu aqui nos últimos anos, desde 1992, foi exatamente isso, uma pacificação nesta relação que propiciou ao Executivo tirar do papel as ações e obras que resultaram na transformação da Cidade. O Brasil passa por este problema. Nós não vamos construir nada com os dois extremos brigando. O melhor é quando os poderes conseguem viabilizar os anseios da sociedade”.

O deputado estadual Cássio Navarro (PSDB) também esteve na solenidade. Ele foi vereador em Praia Grande por dois mandatos, entre 2001 e 2008, presidindo o Legislativo no biênio 2005/2006. “O Executivo é um só, uma única pessoa, um único partido, mas no parlamento não, é maior a representação dos vereadores. É dentro da Câmara que são pautadas as grandes discussões e tomadas às decisões que podem melhorar a Cidade.”

O encontro de gerações foi um dos destaques da solenidade de 50 anos. O professor aposentado José Carlos Gatto foi vereador na segunda legislatura da Câmara, entre 1973 e 1976, e recordou como era diferente no passado. “Era época do regi-me militar. Cidades com menos de 200 mil habitantes vereador não tinha direito a nada, não tinha subsídio, não tinha assessores, não tinha gabinete. Cada um trabalhava em sua profissão e a gente encontrava as pessoas na rua, elas falavam sobre suas necessidades e nosso compromisso era vir na sessão às quartas para tentar resolver”, relembrou.

EXEMPLO – Segunda mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo, Isaura Campos Garcia foi vereadora de 1977 a 1988 (na época os mandatos eram de seis anos). “Eu era a única mulher na Câmara, mas era tranquilo, tinha bons companheiros de legislatura. Era bem diferente de hoje, porque atualmente tem a internet, antes era tudo no papel e na caneta. A evolução da Cidade é espantosa. O Mourão fez de Praia Grande um colar de pérolas. Hoje acho que é mais fácil, tem uma estrutura melhor, a tecnologia ajuda muito”, avaliou Isaura.

HOMENAGEM – Na solenidade ocorreu a entrega do título de Cidadão Praia-grandense a Manoel Roberto do Carmo, funcionário com maior tempo de serviços prestados no Legislativo. A homenagem foi a pedido da vereadora Janaína Ballaris (PT) e emocionou quem estava presente.

 

Ecovias

ecovias