Delegacia da Mulher de PG ganhará nova sede e atendimento 24 horas

Unidade passará a ficar no bairro Guilhermina junto ao Núcleo Especial Criminal (Necrim), que também será construído

Com o objetivo de proporcionar mais segurança às mulheres e diminuir o número de casos de violência doméstica é que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Cidade terá uma nova sede com atendimento 24 horas.

As ocorrências que são feitas na unidade atual, localizada no bairro Tupi, serão transferidas para um novo prédio no Guilhermina. O anúncio foi realizado pelo prefeito Alberto Mourão nas redes sociais, na sexta-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher.

A previsão é que as obras sejam entregues no final do primeiro semestre. Em nota, a Prefeitura informou que a unidade terá cerca de 411 m², com recepção, salas para o delegado de plantão, delegado titular e delegado-assistente. Haverá também salas para os investigadores. Terá ainda refeitório, área de cartórios, arquivo, banheiro, cela para detenção temporária e estacionamento.

O Executivo ressaltou o diferencial do projeto é oferecer um ambiente acolhedor e humanizado, tendo em vista a situação fragilizada em que as vítimas chegam à unidade. A previsão é de que também tenha uma brinquedoteca.

Esta ação foi possível após conversa com o governador João Doria. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o acordo foi feito verbalmente há 20 dias e agora seguem as providências protocolares para firmar convênio entre Estado e Município.

Para Mourão, a Cidade avança neste setor. “O equipamento é de grande importância porque realizará um atendimento específico e diferenciado para as mulheres. Uma DDM 24 horas na Cidade confirma o compromisso de campanha do governador João Doria”, comenta.

De acordo com o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior número seis (Deinter-6), responsável pela Baixada Santista, cerca de 260 Boletins de Ocorrência são registrados por mês no Município. Com a nova estrutura não há como prever se a quantidade aumentará.

Para o delegado e diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto, novos profissionais são esperados. “Temos o compromisso do Governo de que novos policiais serão contratados, inclusive estão em andamento os concursos para ingresso nas carreiras de delegado, escrivão e investigador.”

Com a nova unidade, o atual prédio será desativado, pois precisa passar por reformas. Ainda não há projetos do que será feito no local, nem a confirmação de uma possível ampliação da Delegacia-Sede.  

Atualmente, a DDM fica na avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, nº 11.084, e atende das 8h às 20h, em dias úteis.

PELO ESTADO – Hoje existem 133 DDMs pelo Estado e a ideia é que mais 40 unidades sejam construídas ao longo dos próximos anos. A SSP está estudando a necessidade e viabilidade e outras DDMs 24 horas pela região. Até então, oficialmente só haviam anunciado o funcionamento da unidade de Santos, que tem previsão de inauguração no dia 23.

NECRIM – Ao lado do prédio onde ficará a nova DDM, o projeto prevê também um Núcleo Especial Criminal (Necrim), da Polícia Civil, criado para promover a solução de conflitos penais por meio de conciliação na fase pré-processual.

Hoje existem 46 Necrins em funcionamento pelo Estado. Ele funciona das 8h às 19h, visto que trabalha com o sistema de audiências, não tendo atendimento ao público para registro de ocorrências.

 

 

Ecovias

ecovias