Prefeito de Peruíbe é eleito presidente do Condesb

Vinholi elogiou o trabalho do Condesb e destacou a importância da Baixada Santista para o desenvolvimento do Estado

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) elegeu um novo presidente na reunião mensal do colegiado na terça-feira, dia 13, no auditório da Agência Metropolitana (Agem), em Santos. Por aclamação, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), foi escolhido pelos chefes do Executivo da região e por representantes do Governo do Estado. Também esteve presente o secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, Marcos Vinholi, e o deputado estadual Cássio Navarro.

O novo presidente do Condesb destacou como prioridade de sua gestão a solução das demandas da área da Saúde. “Claro que a saúde é uma das principais pautas, principalmente pelos projetos que o Governo do Estado está implantando, como o Corujão da Saúde, para que venha para a nossa região. Temas importantes como o Hospital Regional de Itanhaém, que precisa que sejam colocados 100% dos leitos à disposição. Hoje, estamos praticamente com 80% funcionando. Temos os hospitais das duas pontas, em Peruíbe e Bertioga, que dependem de novos convênios com o Governo do Estado para finalizarem as obras”, destacou Maurício.

O prefeito Alberto Mourão (PSDB) representou Praia Grande na reunião e destacou a importância da participação do secretário estadual para que esteja mais próximo das necessidades reais da Baixada Santista. “Será necessário ter a percepção de separar as ações que deverão ser pontuais e prioritárias das que poderão ser trabalhadas em um outro momento. É preciso buscar soluções conjuntas, prefeitos e Estado, para assim podermos entregar o produto que a sociedade aguarda”, analisou o chefe do Executivo.

Vinholi afirmou que a Baixada Santista é uma das regiões mais importantes do Estado e que terá uma atenção especial do Governo. O titular de Desenvolvimento Regional do Estado deixou pré-agendada a participação do secretário da Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, na próxima reunião do Condesb. “A área da Saúde recebeu uma série de solicitações dos prefeitos da Baixada Santista. Vamos agendar esse encontro. Valorizo o trabalho que foi feito até o momento no Condesb e reforço o compromisso de buscarmos formas de avançar em todos os setores. É fundamental transformar os estudos técnicos em soluções para população”, enfatizou.

O Condesb é formado pelos nove prefeitos da Baixada Santista e nove representantes do Governo do Estado. Os trabalhos são gerenciados pela Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista, órgão vinculado à Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, que, hoje, está vinculada à pasta de Desenvolvimento Regional.

UVEBS - A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) esteve presente na reunião do Condesb, com o intuito de buscar um assento no colegiado para que os vereadores também possam participar das reuniões, com a finalidade de trazer informações e debaterem sobre as demandas da Região. O presidente da Uvebs, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB de Praia Grande), protocolou ofício defendendo a participação no colegiado. “O próximo passo é uma reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional para cobrarmos o andamento de nossa reivindicação. Dos nove prefeitos atuais, oito já foram vereadores, portanto conhecem a importância da função”, reforçou Betinho.

18/03/2019

 

Ecovias

ecovias