Gazeta do Litoral


Mapa Cultural Paulista recebe as inscrições de artistas até dia 23

Cadastro dos artistas pode ser feito de forma gratuita aos interessados

O Mapa Cultural Paulista 2019, de iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, prorrogou as inscrições até o dia 28 de fevereiro. Dividido em cinco expressões artísticas (dança, poesia, teatro, circo e fotografia), o cadastro dos artistas pode ser feito pelo www.omelhordaculturasp.com de forma gratuita aos interessados que necessitam comprovar dois anos de residência no Município.  

O programa é realizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) – organização social de cultura, o Mapa Cultural visa identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

O programa será feito em três etapas. A primeira ocorre em âmbito municipal com as inscrições e seleções dos projetos, prevista para o final do prazo. Já a segunda etapa acontece de forma regional, quando os inscritos se apresentarão entre abril e agosto em uma das 16 regiões administrativas apresentadas no edital.

Na última fase, os escolhidos passarão por uma seleção estadual e realizarão atividades formativas (rodas de conversação, debates mediados, workshops) a fim de escolher aqueles que terão a circulação de suas obras. O período é de agosto até novembro deste ano.

O edital também ressalta que os prazos de realizações para cada fase podem ser alterados de acordo com possíveis demandas técnicas e operacionais, além de trazer condições específicas para cada expressão artística nas inscrições. O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes programas culturais de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui uma ação parecida, podendo tornar-se referência nacional.

 
Hiper Feirão de Viagens Flytour terá atrações gratuitas

Turma da Mônica, personagens do Universal Orlando Resort, atrações do Beto Carrero World e diversas outras apresentações estão confirmadas para os três dias de evento em Santos
Quem já está planejando uma viagem para as férias ou para a temporada de verão essa é a hora certa. Santos receberá pela quarta vez o Hiper Feirão de Viagens Flytour que, além de ter descontos de até 50% em produtos de toda cadeia produtiva do turismo, também contará com diversas atrações gratuitas: shows de dança, interações com personagens, stand up, show de sertanejo e de capoeira e até a aparição de criaturas pré-históricas.
O evento acontece de sexta-feira a domingo, entre os dias 31 e 2 de setembro no Mendes Convention Center, que fica na avenida General Francisco Glicério, nº 206. Na sexta-feira funcionará das 12h às 22h, no sábado, das 11h às 22h e no domingo das 11h às 20h.
Na feira pela segunda vez, o maior cruzeiro temático do Brasil também leva atrações. O Navio Energia na Véia leva os visitantes de volta aos anos 60 e 70 com uma festa dançante com DJs e os famosos Robotronics, robôs iluminados com leds e que fazem a alegria da criançada e dos adultos.
Depois de dançar bastante, chega a hora de dar risada. A Ernanitur, receptivo parceiro de Ceará, leva ao Hiper Feirão de Viagens Flytour um comediante que promete fazer o público chorar de rir. O show de stand up comedy conta com sacadas inteligentes e rápidas, piadas e muita gargalhada. As risadas estão garantidas no sábado e domingo.
Fora as atrações especiais, o Hiper Feirão de Viagens Flytour também conta com espaço kids, onde as crianças podem se divertir enquanto os adultos passeiam pelo evento em busca das melhores oportunidades para a família toda. E, na hora que bater a fome, food trucks estão espalhados pelo evento oferecendo as mais diversas culinárias do mundo inteiro.

 
Casal de PG conquista segundo lugar em disputa brasileira da modalidade

Com a etapa, Queiroz está em segundo e Regina em primeiro no ranking geral

Aventura, adrenalina e vontade de reviver a infância. Esses foram os principais motivos que fizeram os moradores de Praia Grande, Alexandre Queiroz Lugó Neto e Regina Browczuk Francisco começarem a competir pelo rolimã e não pararem mais. A última conquista foi obtida em Socorro, Interior do Estado, onde ficaram em segundo lugar pelo 2º Gp de Socorro FLX.

O evento ocorreu no dia 20 e reuniu quase 3.000 pessoas. Com a vice-liderança, Queiroz atualmente está em segundo na classificação geral do ranking do Campeonato Nacional Rolimã Brasil (CNRB) e Regina em primeiro.

Queiroz competiu pela categoria estilo livre e Regina disputou pela feminina. Atualmente as competições são divididas em rolimã tradicional (RT), grid ou speed (depende do local), força livre xtreme (FLX) e feminina. O que muda entre elas é o peso do carro, rolamento e tamanho, fator que interfere na velocidade e na força.  

Para Queiroz, uma das dificuldades desta edição foi lidar com o solo. “Essa pista é diferenciada pois o asfalto não é liso, o que dificulta um pouco mais as manobras. Porém, o resultado foi positivo, só ficamos atrás dos pilotos locais. Eles tiveram vantagem porque têm mais dias e locais para treinamento”, disse.

Pelo fato de cada pista possuir características distintas, hoje o casal tem quatro carrinhos (dois para cada), que usam para se adequar ao local de competição.

A próxima disputa será em Brumadinho, cidade mineira, no dia 8 de julho, pela força livre. Esta é considerada entre os participantes uma disputa difícil pela pista ser mais longa e alcançar até 90 km/h. Enquanto a competição não acontece, Queiroz e Regina estão se preparando. “Vamos fazer ajustes na aerodinâmica. Na última corrida tivemos uma deficiência nisso e precisamos melhorar essa questão”, declarou Queiroz.

Para acompanhar o casal basta acessar o Facebook Real Competições. Eles tem o apoio das empresas Paco, shopping da sucata e Zip, rei do óleo.

SOBRE – Casados há 18 anos, moram no Canto do Forte e competem há dez. Como na região não há decidas, costumam treinar na Ilha Porchat, em São Vicente. A brincadeira surgiu no fim dos anos 60 e dificilmente se acha pronto, o que faz cada um criar o seu.

Larissa França

 
Anthony estreia na novela do SBT na próxima quarta

Aluno de balé clássico, jazz e sapateado do Studio de Dança Aracy de Almeida, o jovem talento já coleciona diversos prêmiosLATERAL Bailarino

Quem olha para Anthony Caio Almeida Silva, de 10 anos, nem imagina a grandiosidade do seu talento. Aluno de balé clássico, jazz e sapateado do Studio de Dança Aracy de Almeida há três anos, o jovem talento já coleciona diversos prêmios. Atualmente, entrou para o teatro no Estúdio Broadway, em Moema, e faz aulas de cinema e TV na DMCTV, também em São Paulo. Agora Anthony também foi escolhido para participar da novela As Aventuras de Poliana no SBT, que estreia na próxima quarta-feira, dia 16, às 21h.

Na novela, o pequeno é da figuração fixa, ele será um aluno na sala de aula (6°ano) da escola, (Ruti Gulard), onde estuda Poliana, personagem principal, interpretada pela atriz Sophia Valverde. De autoria de Iris Abravanel, a novela tem previsão de ficar dois anos no ar. Ao contrário de suas sucessoras, o folhetim não é uma adaptação e sim um texto inédito. Estão no elenco, Larissa Manoela, João Guilherme Ávila, Milena Toscano, Dalton Vigh, Flávia Pavanelli, entre outros artistas.

Como bailarino, Anthony participará do Conselho Brasileiro de Dança (CDDD), no dia 31 de maio, e no Festival Internacional de Dança (Findifest), entre os dias 30 de maio e 2 junho, na categoria infanto-juvenil; com uma variação de repertório e um duo sapateado.

Anthony ganhou também uma bolsa de 100% para um curso intensivo de balé clássico em Denver, Nova Iorque, porém, com as gravações da novela, teve que adiar este sonho. O pequeno é o grande orgulho da mãe Andreia Guedes de Almeida, organizadora de eventos. “Apostar no sonho dele, valeu a pena. Ele é muito esforçado e dedicado, ele sabe o que quer e com isso eu vou caminhando junto com ele.”

Entre 1.800 crianças, o bailarino despertou a atenção da coreógrafa Fernanda Chamma, que o convidou para fazer parte do elenco do espetáculo A Megera Domada e também para fazer aulas de dança para musicais. O espetáculo está em cartaz em sua segunda temporada, com atores e atrizes na faixa dos 7 aos 18 anos, que contam a história cantando, dançando e sapateando, unindo o conhecimento artístico com o lúdico.

O espetáculo tem sessões aos domingos, até o dia 24 de junho — porém, o jovem se apresenta até o dia 20 de maio — às 12h e às 15h, no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca. Ingressos à venda por R$ 70,00 inteira e R$ 35,00 meia. Anthony interpreta o personagem Caio, um garoto sujo da turma, que se veste de qualquer jeito e não liga para a opinião dos outros. Sempre se sente a vontade e confortável onde quer que esteja.

E você pensa que parou por aqui? O bailarino passou na audição da peça teatral Avalon, na qual será o protagonista, interpretanto o Jovem Merlin. A peça estreia no dia 20 de julho e segue até 14 de setembro, no Teatro da União Cultural, com sessões às sextas, às 21h.

“Eu estou muito feliz que meu filho vai fazer um protagonista. Ele se transforma quando está no palco e é isso que me faz acreditar cada vez mais nele e no seu potencial. Desde o começo foi tudo muito difícil, porque ele sofreu bullying, tanto das meninas que faziam dança, quanto dos outros garotos da escola. Hoje, o meu choro por ele é de felicidade, do tanto que ele conquistou e mostrou para as pessoas do que ele é capaz.”

 
Palácio das Artes abre seleção para grupos de excelência nesta segunda

Vagas oferecidas são para os grupos de excelência com oportunidades para o Coral Tal Voz, Banda Show, MPBossa, Chorões do Palácio Camerata de Violões

O Núcleo de Criação Artística Palácio das Artes abriu testes para oficinas gratuitas para aqueles que já possuem afinidade com o mundo musical. As vagas oferecidas são para os grupos de excelência do Palácio das Artes, com oportunidades para o Coral Tal Voz, Banda Show, MPBossa, Chorões do Palácio Camerata de Violões. Os grupos do Núcleo já realizam apresentações em eventos externos.  

A diretora da Divisão de Artes Cênicas e Música e responsável pelo Núcleo de Criação, Isabel Samegima, afirma que é necessário ter experiência e conhecimento do instrumento musical para participar dos grupos de excelência.

Podem participar pessoas maiores de 14 anos, com conhecimento nos seguintes instrumentos: guitarra, teclado, bateria, baixo, percussão, violão, instrumentos de sopro, bandolim, cavaquinho e violão de 7 cordas. Para quem deseja cantar, os testes direcionam para o Coral Tal Voz.

TESTES - Serão realizados no Núcleo de Criação a partir desta segunda-feira, dia 23, nos seguintes dias e horários: Coral Tal Voz: quartas, às 14h; Banda Show (pop rock): terças e quartas, às 16h; MPBossa: terças e quintas, às 9h; Chorões do Palácio (chorinho): segundas e quartas, às 13h30; Camerata de Violões: segundas e quartas, às 9h e às 14hs.

Para fazer o teste basta comparecer ao Núcleo de Criação dos dias e horários citados e preencher uma ficha cadastral. Quem for aprovado nos testes, deve fazer a inscrição para participar dos grupos.O Núcleo de Criação Artística fica no Palácio das Artes, localizado na avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, no Boqueirão.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias