Gazeta do Litoral


Sétimo Concurso de Apoio a Projetos Culturais tem inscrições prorrogadas

As inscrições foram estendidas pela Secretaria de Cultura até próximo dia 27

Leia mais...
 
Inscrições para Oficinas Culturais seguem até esta sexta-feira, dia 4

Em apenas dois dias, mais de 300 pessoas procuraram os locais indicados para se cadastrar nos cursos oferecidos nas Oficinas Culturais do município. Segundo a Secretaria da Cultura (Secult), os cursos mais procurados são dança de salão, danças urbanas e teatro. Ao todo, há 1,5 mil vagas disponíveis, sendo que as inscrições seguem até esta sexta-feira, dia 4.LATERAL Oficinas Culturais

“As Oficinas Culturais são a ferramenta de transformação da sociedade, proporcionando atividades e ocupação para crianças, jovens, adultos e melhor idade”, destaca Fábio Lopez, secretário de cultura.

Quem tiver interesse em se inscrever, deve ir à sede das Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (rua Tenente Durval do Amaral, n° 72, no Catiapoã) ou na Subprefeitura da Área Continental (avenida Ulisses Guimarães, n° 211, no Jardim Rio Branco). O atendimento ao público ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h, em ambos os locais.

Dentre os cursos, temos: dança cigana; pintura em tela; dança de salão; capoeira; oficina de máscara; violão; canto coral; dança de rua; audiovisual e teatro. Para a inscrição é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A idade mínima para participar dos cursos é de 8 anos, sendo que todos os menores de idade devem ir acompanhados dos pais.

As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 7 e serão realizadas em três locais, dependendo do curso: nas Oficinas Culturais, na Vila de São Vicente e na Subprefeitura. Mais informações pelo número (13) 3468-8636.

 

Crédito: Divulgação

Danielle Martins

 
Festival de Food Truck oferece opções musicais, gastronômicas e muita diversão

O Auto Shopping Praia Grande realiza um evento inédito nesta quinta-feira, dia 3 que segue até o domingo, dia 6. O Festival de Food Truck ASPG irá reunir 18 opções gastronômicas diferentes, além de música e diversão para as crianças, no estacionamento do Auto Shopping. De quinta a sábado, a programação é das 14h às 22h e, no domingo, das 14h às 20h.LATERAL Festival Food Truck ASPG

Entre as opções de food trucks estão os hambúrgueres, com o Piratas Burger, Cozinha dos Fundos e Fit Burger, para quem procura uma alternativa mais leve. Tem ainda choripan argentino, no Da’Villar, comida mexicana, no Tá Pronto e churrasco grego gourmet   e comida da Grécia, no Grego’s. Há também opções de pratos com frutos do mar e as tradicionais porções, pizza e churros.

Para finalizar, a sobremesa fica por conta dos trailers do Ice Cream, O Melhor Pudim do Mundo e Lá vem o Brigadeiro. Tem bebidas também no Lig Chopp Germania e no Firoco.

E no Festival de Food Truck também dá pra comprar roupa. Essa é a proposta da Top Maz Boutique, uma loja sobre rodas que traz o melhor da moda feminina, acessórios, sapatos, roupas e cosméticos.

Para a diversão das crianças, o evento traz brinquedos infláveis da Bull Machini, entre eles o tobogã.  

PROGRAMAÇÃO MUSICAL – Nos quatro dias de evento, terá também atrações musicais sempre a partir das 17h. Na quinta-feira, tem MPB, pop e samba rock com o grupo Pixaim (que também se apresenta sábado). Já na sexta-feira, é a vez de Gabriel tocar sertanejo, pop e MPB. No domingo a música fica por conta de Daniel, da Via Rock, com repertório MPB e rock.

AUTO SHOPPING – O evento faz parte das comemorações de 10 anos do Auto Shopping Praia Grande, maior shopping de carros da Baixada Santista. O espaço fica na avenida Ayrton Senna da Silva, n° 611. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

 

Crédito: Divulgação

Christiane Disconsi e Danielle Martins

 
Começa hoje a 9ª Primavera dos Museus

De 21 a 27 de setembro, a 9ª Primavera dos Museus tem mais de 2.400 eventos programados


Com o tema Museus e memórias indígenas, a 9ª Primavera dos Museus acontecerá de 21 a 27 de setembro e promoverá mais de 2.400 eventos, em 393 municípios, distribuídos em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. São exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras programadas pelas 809 instituições participantes.

O tema foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura. Para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos. A diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constitui-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Instituto lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. A temporada tem como objetivos, promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Aqueles que participam conseguem alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

O Guia da Programação (PDF) com as informações sobre data, horário, local e descrição sobre os eventos programados para a 9ª Primavera dos Museus, está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br).

Histórico da Primavera dos Museus

Ano Edição da Primavera dos Museus Tema Nº de
Instituições Nº de Eventos

2007 1ª Primavera dos Museus Meio Ambiente, Memória e Vida 300 874
2008 2ª Primavera dos Museus Museus e o Diálogo Intercultural 234 580
2009 3ª Primavera dos Museus Museus e Direitos Humanos 324 790
2010 4ª Primavera dos Museus Museus e redes sociais 276 764
2011 5ª Primavera dos Museus Museus, Mulheres e Memórias 574 1.779
2012 6ª Primavera dos Museus A função social dos museus 803 2.405
2013 7ª Primavera dos Museus Museus, memória e cultura afro-brasileira 884 2.664
2014 8ª Primavera dos Museus Museus criativos 761 2.436
2015 9ª Primavera dos Museus Museus e memórias indígenas 809 2.413 

 
Dia Internacional do Skate é celebrado com evento cultural

No Dia Internacional do Skate, comemorado na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, a Ong Arco Íris celebrará realizando o Go Skate Day PG 2. O evento visa mostrar a cultura do esporte e a oportunidade de profissionalização. A celebração acontecerá na pista de skate do Espaço Conviver, da Ocian, a partir das 18h.

 A mostra cultural contará com vídeos, fotografias, batalha de mc’s e música.  Entre as atrações estão os artistas Pele RO3P, Cartel Sob Efeito, LulaMan, Cuco VDA, Maribondos Crew e entre outros.

O idealizador do evento em Praia Grande e presidente da ONG Arco-Íris, Jones Carreiro Júnior, explica que o evento pretende mostrar à população que o esporte é profissional e pode abrir as portas para muitas pessoas. “Praia Grande tem mostrado um avanço no espaço para a cultura de rua e pela segunda vez o GO Skate Day está sendo realizado na cidade. É um imenso orgulho fazer parte disso”, afirma.

O Espaço Conviver e Pista de Skate da Cidade Ocian ficam na avenida Presidente Castelo Branco, altura do número 7.000. O projeto é uma realização da Prefeitura de Praia Grande e tem apoio da Fort Local, Guettos Guimaro, Grito Da Rua Badeco, Andre Peixe, CNA e Clínica Ortophisio.

ONG Arco Íris – A ONG (Organização não Governamental) Arco Íris desenvolve um trabalho com abordagens sociais por meio de arte, cultura, educação e do esporte. O principal objetivo é ajudar pessoas, em especial jovens, a estabelecerem mudanças no cotidiano através de formação educacional e cultural.  

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias