Gazeta do Litoral


Últimos dias para se inscrever no processo seletivo destinado a Guarda Patrimonial

CONTRATAÇÃO - O salário-base é de R$ 1.163,00, com jornada de trabalho de 40 horas semanais

A Prefeitura de Itanhaém está com inscrições abertas para o processo seletivo com 170 vagas para a função de Guarda Patrimonial até domingo (3). O salário-base é de R$1.163,00, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, sujeita ao regime de escala de 12 por 36 horas, prestando serviço aos finais de semana, feriados e plantões noturnos. Para participar o interessado precisa ser alfabetizado, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos requisitos presentes no edital.

As inscrições são realizadas via internet, com contribuição espontânea de 1kg de alimentos não-perecível, na ficha eletrônica, até às 23h59, de domingo (3) e, presencialmente, na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizada na Avenida Condessa de Vimeiros, 1131, no Centro, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta. O quilo de alimento deverá ser entregue na própria Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, no mesmo horário de inscrição.

Vale ressaltar que o comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato para o caso de não constar o nome no edital de convocação para a realização da prova objetiva. O exame será composto por vinte questões, sendo dez de Matemática e dez de Língua Portuguesa, com perguntas de múltipla escolha. O local, dia e horário serão divulgados no dia 12 de fevereiro, por meio do site oficial da Prefeitura de Itanhaém (www.itanhaem.sp.gov.br), em listas afixadas no Paço Municipal e também publicadas no Boletim Oficial.

 
Itanhaém ganhará Delegacia de Defesa da Mulher

A cada sete segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil


Mais de 5 mil mulheres já foram agredidas hoje, segundo dados do Relógio da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP). Existem muitos instrumentos para proteger mulheres em situação de violência. Pensando nisso, o Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Itanhaém, estará nos próximos meses implantando uma Delegacia de Defesa da Mulher na Cidade. Nesta última terça-feira (22), na sala de reuniões do Paço Municipal, uma reunião proporcionou a troca de informações para o andamento dos trabalhos.
O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Marco Aurélio Gomes e contou com a presença do Diretor do Departamento de Polícia Judiciária responsável pela Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, o delegado Manoel Gatto Neto. A DDM ainda não tem um local definido para ser implantada a sede, mas um dos assuntos discutidos na reunião foi justamente a sugestão de possíveis lugares.

A discussão proporcionou a troca de informações para o andamento dos trabalhos que visam a implantação de uma sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Itanhaém. A DDM ainda não tem um local definido para ser implantada, mas um dos assuntos discutidos na reunião foi justamente a sugestão de possíveis lugares.

O horário de funcionamento será como nas demais Delegacias de Defesa da Mulher, das 8 às 19 horas. A equipe será composta, preferencialmente, por mulheres, contando com uma delegada e escrivãs, além da ajuda de investigadores. A previsão de entrega da delegacia é para os próximos meses, pois são aguardadas a formação de novas delegadas, que estão realizando o curso de preparação na Academia da Polícia.

Segundo Manoel Gatto Neto, a Cidade precisa de uma DDM por diversos motivos. “Não tem esse serviço especializado em Itanhaém, por isso a importância da implantação da delegacia na Cidade. Hoje, em andamento, temos cerca de 400 inquéritos policiais que tratam a respeito da violência doméstica”.

 
Guarda Civil de Itanhaém realiza ações para auxiliar a segurança dos universitários

A Guarda Civil Municipal de Itanhaém realiza um trabalho preventivo em diferentes locais da Cidade para garantir a segurança dos universitários que viajam para estudar em outros municípios. O serviço de patrulhamento é promovido com viaturas que ficam circulando em pontos estratégicos. Devido ao fato de muitos estudantes desembarcarem ao longo na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a GCM busca intensificar as rondas nos horários em que os veículos chegam ao Município.Guarda Municipal

Em 2014, foi aprovado o Estatuto Nacional da Guarda Municipal, que deu mais atribuições às Guardas Municipais de todo país, como patrulhamento preventivo, colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam para a segurança do cidadão, auxiliar na segurança de eventos, interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança da comunidade, entre outras.

Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) é responsável pela Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. Todos os anos, os GCMs passam por treinamento rigoroso, visando melhor o atendimento à população, o curso é ministrado por oficiais da Polícia Federal com vasta experiência.

“Nosso objetivo é dar aos estudantes e também aos moradores uma maior segurança. Existem alguns pontos na Cidade que apresentam um maior número de alunos que descem ao longo da Rodovia e expõem um potencial de crimes, além disso, nossos guardas estão contribuindo com os órgãos de segurança pública numa maior proteção ao cidadão”, disse o comandante da GCM, Antônio Carlos da Silva.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Crédito da foto: Divulgação PMI

 
Câmera de segurança impede furto no Posto de Informações Turísticas da Gruta

O sistema de monitoramento por câmeras em Itanhaém presta apoio fundamental para as equipes de segurança da Cidade. Na madrugada desta quinta-feira (23), os aparelhos que foram recentemente instalados no ponto turístico Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos, gravou um indivíduo em atitude suspeita ao lado do Posto de Informações Turísticas (PIT) da praça. Imediatamente a Central de Operações e Inteligência (COI) acionou a viatura da Guarda Civil Municipal (GCM), que foi ao local e deteve o indivíduo.

A ocorrência foi apresentada às autoridades da Polícia Civil de plantão que ratificou a voz de prisão e deteve o indivíduo por furto qualificado e danos. O homem havia quebrado a janela do PIT e furtado duas barras de alumínio. 

CIDADE SEGURA - No total, são 47 câmeras que contemplam a região central da Cidade e os bairros Praia dos Sonhos, Suarão, Belas Artes e Guapiranga. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As outras 32 são modelos fixos, que além de prestarem auxílio às de 360º, também oferecem maior precisão nos registros.
As câmeras funcionam com um servidor e um programa moderno de alta qualidade, que permitem um tempo maior de gravação e imagens com maior nitidez, sem travar. Também contam com o sistema de gerenciador de procedimentos de serviços, o Getran. Além disso, há oito câmeras de segurança dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, que auxiliam no monitoramento do local.
COI - A Central de Operações e Inteligência (COI) está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). No local, equipe da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito estão em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. A central de monitoramento mantém comunicação ágil com a Polícia Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar ocorrências.
IMAGENS – O responsável pelas imagens é o coordenador operacional do Centro de Operações e Inteligência, Marcelo Braga Alves, que é da classe especial da Guarda Municipal. Seis pontos onde estão instaladas as câmeras ficam disponíveis para acesso no site oficial da Prefeitura de Itanhaém, por meio do Itanhaém Ao Vivo. As outras não estão disponíveis porque estão instaladas em pontos de interesse exclusivo da equipe de segurança.
Em caso de fatos em que foi elaborado Boletim de Ocorrência Policial, a população pode solicitar o acesso às imagens por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança. O interessado deve preencher um documento de solicitação, assim como apresentar original e cópia do B.O.
Após esse procedimento, as imagens ficam à disposição das Polícias Militar e Civil, e da Justiça, para investigações. Se as autoridades requererem posse das imagens, a solicitação também é feita por meio de documento, via ofício. Todas as imagens ficam no sistema durante um período de 30 dias após o registro. A Secretaria está localizada na Rua Capitão Manoel Bento, 19, Centro, telefone: (13) 3426-5789 / 3426-5790.

 


Ecovias

ecovias