Gazeta do Litoral


Fico Surf Festival ajuda a fomentar turismo em Guarujá

O retorno do Fico Surf Festival, após 30 anos, está ajudando a fomentar o turismo em Guarujá, onde a competição será realizada desta vez, de sexta-feira a domingo (30 a 1º de abril). O campeonato tem como objetivo resgatar a história do evento, realizado em 1987, em Salvador/BA, que foi um dos responsáveis pela criação do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

Agora, o Festival é voltado para os legends, divididos na master e na longboard (ambas para atletas acima dos 40 anos) e para as categorias de base, promovendo uma grande confraternização, um encontro de gerações, na Praia do Tombo, um dos principais destinos de surf da Cidade. Logo na abertura, sexta-feira, será feita uma homenagem a personagens que ajudaram a promover o surf brasileiro.

Nomes de Guarujá, como Francisco Chiarella, o Thyola (fabricante de pranchas), Paulo Matos (primeiro campeão brasileiro), Taiu Bueno e Jorge Mula (ícones do surf), e também empresários Álfio Lagnado e Hermínio Nadim e lembrados ‘in memoriam’ Sidney Tenucci, o Sidão, José Roberto Rangel e Fernando Rego, que também foram proprietários de marcas de surf além do ídolo Paulo Tendas – nome do palanque fixo na Praia do Tombo.

Outra ação importante, também na sexta-feira, será o lançamento da candidatura da Praia do Tombo à chancela da World Surfing Reserves, um selo internacional conferido às praias que protegem e preservam o ambiente costeiro, com foco na prática do surf, incentivando o turismo de praticantes e simpatizantes, potencializando a economia local.

A secretária municipal de Turismo, Thais Margarido, enalteceu a realização do evento, destacando a importância para divulgar a cidade. “Isso só vem agregar à cidade que precisava resgatar o berço do surf. Praias conhecidas por excelente ondas e que sempre foram reduto de muitos surfistas”, falou a secretária, também destacando o selo World Surfing Reserves.

“O selo vem para qualificar a Cidade, a Praia do Tombo. Quem é surfista vem para buscar qualidade das ondas e o selo vai certificar que Guarujá está preparada para isso. A ação vem para selar a Cidade como lugar turístico para atrair visitantes, não só nacionais, como estrangeiros. E é o que a gente quer, a família do surf”, falou.

INSCRIÇÕES – Junto com a master e a longboard para os legends, o Fico Surf Festival terá disputas nas categorias sub10, sub12, sub14, sub16 e feminina, além da novidade, Pais e Filhos. A sub10 e sub12 já estão lotadas e as demais restam poucas vagas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, necessita do Javascript ativado para ser visualizado , citando o nome de competição, o estado de residência, a data de nascimento, e a cópia anexada do comprovante de pagamento.

A taxa é de R$ 85,00 e parte desse valor será destinado a dois projetos sociais de Guarujá, a ONG CT Lugar ao Sol, e o Lar Espírita Cristão Lar Elizabeth. O pagamento é feito para Banco Itaú, agência 0245, cc 09289-5, em nome de Silvio da Silva, CPF 886.205.148-49. Já no dia do evento será obrigatória a entrega de um quilo de alimento não perecível, para doação ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

O Fico Surf Festival 2018 tem apresentação de Grupo Lunelli, com patrocínios da Nivana Turismo, Casa Grande Hotel, Sucos Do Bem e Montevergine. Apoios da Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Seela), FuWax, NaJaca, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Associação de Surf de Guarujá e Federação Paulista de Surf. Promoção das rádios 013 e Saudade FM, Waves, Surfland e Woohoo.

 
Fundo Social tem aulas gratuitas de Tai Chi Chuan

As aulas acontecem todas às terças e quintas-feiras

Força, energia e equilíbrio são alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan, uma arte milenar praticada no mundo todo. Em Guarujá, o Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Centro de Atendimento da Terceira Idade (CATI) disponibiliza aulas gratuitas.

“É uma série de movimentos lentos e suaves que trazem benefícios para corpo e para alma. É bom pra quem tem problemas de coluna e musculares, pressão alta e também depressão”, explica a professora Sonia Siqueira. Ela já pratica o Tai Chi Chuan há 15 anos.

Uma pesquisa de uma clinica médica nos Estados Unidos constatou que a prática do Tai Chi Chuan na terceira idade restaura o senso do equilíbrio evitando os tombos comuns nesta fase da vida.

É no jardim da sede do Fundo Social que, cerca de 80 alunos, mandam embora o stress e se conectam com as energias boas. A professora se utiliza de músicas suaves que ajudam na interiorização e na realização dos movimentos que envolvem todo corpo.

Quem não perde uma aula é o casal Salete Caggiano de 73 anos e Aires José de 72 anos. “Começamos juntos a participar das aulas e já sentimos grande diferença. Gosto muito dos movimentos, traz um equilíbrio físico e relaxa. Em casa, quando estou tensa utilizo algumas técnicas ensinadas aqui”, comenta Salete.

“É muito bom praticar o Tai Chi Chuan, já tem 4 anos que eu participo. Cada um faz no seu limite, os movimentos trazem tranqüilidade. Além disso, é muito bom pertencer a um grupo, ao final das aulas tem um bate papo e acabamos nos unindo para fazer outras coisas”, relata a aluna Helena Bernardi, de 67 anos.

As aulas acontecem todas as terça e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30. Os interessados podem procurar o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, que fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, Centro.
PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imprensa – Tel.: (13) 3308-7470

 
Antonio Arruda e Ivanilda Pereira são os campeões da Guarujá Race Night

A corrida foi disputada no último sábado (18), na praia da Enseada

Um fim de tarde quente e ensolarado brindou a largada da 1ª edição da GUARUJÁ RACE NIGHT, provarealizada no último sábado (18), nas areias da Praia da Enseada, em Guarujá. Com percursos de 3k e 6k, a corrida reuniu cerca de 700 participantes, segundo os organizadores.

Nos 6K, o campeão foi Antonio Fernandes Arruda com o tempo de 20min09s, que abriu boa vantagem do segundo colocado, Joaquim Silvestre Ferreira Neto (21min48s). A terceira posição foi para Vagner Garcia (22min01s) e o quarto lugar ficou com o atleta da Semes/Cubatão, Ed Carlos Rodrigues de Andrade (22min17s). Fechando o pódio, Welton da Veiga, com o quinto lugar e o tempo de 22min20s.

Na disputa feminina a grande vencedora foi Ivanilda Pereira do Santos, que completou os 6k em 24min43s, apenas 13 segundos na frente da atleta da CGM/Educa Guarujá, Elizabete Ribeiro Dantas de Mendonça (24min56s). Em terceiro lugar veio Debora Rampazo (26min14s) e em quarto a atleta Andrea Cavallini Fernandes (27min50s), seguida por Renata Lorenzetti Lourenço, da Level Fitness (28min23s).

No percurso 3k masculino, o primeiro lugar ficou com Tiago Delgado, do Clube Cosmos, que com 11min45s, seguido por Edmilson Araújo Eloi (12min40s). Silvio Charleaux de Santana ficou em terceiro, com 14mim42s e Caio Domingos em quarto lugar (16min08). Fechando o pódio veio Angelo José Trevisan (16min31s).

Já nos 3k feminino a vitória foi da atleta Marcele Souza de Santana Pinho, da Educa Guarujá/SEELA, com 12min58s, seguida por Fernanda Carvalho Nori (16min04). A terceira colocação foi de Heloísa Damo (17min27s) e a quarta de Selma Morais, com o tempo de 20min46s. O quinto lugar foi da atleta Simone Souza Alencar, da SEELA, com 22min20s.

"A Guarujá Race Night foi um sucesso", diz Andrea Funk, sócia-diretora da Number 1 Sport, organizadora do evento junto com o Educa Guarujá. "Foi uma noite super agradável, numa energia ótima para os corredores e aqueles que assistiram próximos à largada ou ao longo do percurso que foi pela areia. A prova teve alto índice técnico, com hidratação adequada no percurso e no final da prova e toda infraestrutura para receber os corredores. Em breve serão abertas as inscrições para a segunda etapa – Guarujá Race Night Evolution – com percursos de 6k e 12k, na Praia de Pitangueiras, que será no dia 09 de dezembro", destacou.

A prova faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Guarujá (SP) e premiou os cinco primeiros colocados, no masculino e feminino, e também por categoria (definida por faixa etária). Veja a classificação geral em: http://www.circuitoguaruja.com.br/resultado-guaruja-race-night/">http://www.circuitoguaruja.com.br/resultado-guaruja-race-night/

 

 


Ecovias

ecovias