Praia Grande será a primeira cidade do Estado a ter um Centro de Memória da Educação

O local deve ser inaugurado em janeiro de 2013 juntamente aos lançamentos on line das Galerias dos secretários de educação, diretores e patronos escolares, além da Linha do Tempo da Educação de Praia Grande. O Centro contará com acervo de documentos, laboratório de história oral, área administrativa, espaço para exposições, biblioteca de história e historiografia da educação entre outros aberto à comunidade.

A Câmara de Praia Grande aprovou na quarta-feira, dia 5, em segunda discussão, Projeto de Lei Complementar que cria o Centro de Memória da Educação do Município. A proposta, de autoria do Executivo, visa reunir, em um único espaço, documentos de valor histórico produzidos pela Secretaria de Educação (Seduc) e pelas unidades escolares, a serem disponibilizados para consultas e pesquisas à comunidade. A iniciativa é pioneira no Estado.

O Centro de Memória da Educação funcionará em um prédio próprio e será vinculado à Seduc. A edificação contará com acervo de documentos, laboratório de história oral, área administrativa, espaço para exposições, biblioteca de história e historiografia da educação, salas de pesquisa, sala de conservação e restauro de documentos, além da sala de quarentena (onde os documentos ficam em tratamento de restauração antes de serem colocados para consultas).

A ideia surgiu a partir dos projetos Patrono da Minha Escola, Galeria dos Secretários e Galeria dos Diretores, de iniciativa da psicóloga Maria da Glória Tavares Santana e da professora Lucimar do Valle Ribeiro. “Estes projetos visam registrar a história dos secretários de Educação, diretores e patronos escolares. A partir deles, e com o apoio e participação da historiadora Mônica Rodrigues e Silva, ampliamos a proposta, que levou à criação do Centro de Memória da Educação”, explicou Glória.

Mônica explica a importância do espaço: “Não é apenas um lugar para se guardar documentos, mas um espaço de pesquisa e produção científica. Será um local público para consultas e pesquisas para trabalhos universitários, de mestrados e outros”, ressalta.

O trabalho já começou. A equipe está atuando há alguns meses na seleção de fotos e documentos, como Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, plantas dos prédios escolares, regimentos, processos, diários de classe e outros trabalhos das unidades escolares.

Na inauguração do Centro de Memória, planejada para o mês de janeiro, também serão feitos os lançamentos on line das Galerias dos secretários de educação, diretores e patronos escolares, além da Linha do Tempo da Educação.






Fonte: DeCom/PMPG
Foto: DeCom/PMPG/Jairo Marques
17:12  Quinta-feira
Praia Grande, dia 6 de setembro de 2012 

 


 

Ecovias

ecovias