Escola de Ciclismo de Santos ensina atividade gratuitamente

O objetivo é ensinar às pessoas a andarem de bicicleta e formar futuros talentos no esporte

Escola de Ciclismo localizada dentro Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia, em Santos recebe interessados em praticar a atividade gratuitamente.

As aulas têm o objetivo de ensinar pessoas a andarem de bicicleta e revelar futuros talentos no esporte. O curso atende crianças, adultos e portadores de deficiência. Entre as lições ensinadas estão técnicas de equilíbrio, segurança e como pedalar em grupo.

Antes de serem integradas às aulas de ciclismo, as pessoas com necessidades físicas são avaliadas pela Seção de Esportes Adaptados, e, quando necessário, um professor participa do processo de inclusão do aluno na turma.

A modalidade é limitada para turmas de 20 alunos.  Durante o curso são oferecidas bicicletas e capacetes, porém, o praticante também pode optar em usar equipamento próprio.

Alguns chegam sem habilidade alguma, como Bruno Paica, de 6 anos, morador do Aparecida. “Estou gostando e aprendendo. Logo vou andar sem rodinha”, comentou. Já Vinicius Neves, 9, da Ponta da Praia, já sabia andar de bicicleta e decidiu frequentar as aulas mesmo assim. “Meu pai sempre pedalou e resolvi também. Quero melhorar. Não vejo a hora de competir”, explicou.

Segundo o professor Luiz Neves, além de ensinar, o projeto foi feito para incentivar pessoas a realizar exercícios físicos e há possibilidade de seguir carreira na área. “É claro que em todo o esporte existem aqueles que se destacam. Quando isso acontece eles passam para a equipe do Memorial Kids/Semes e, de lá, podem chegar na elite”, relatou. Um exemplo disso são quatro dos atletas que foram revelados e hoje fazem parte da equipe de ciclismo Memorial/Fupes, considerada uma das mais fortes do Brasil.

A ação é realizada pela Escola de Ciclismo da Secretaria de Esportes. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, na Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia. Munidos com RG, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico atualizado.

Aulas ocorrem as terças e quintas, das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas.

Larissa França

 

 

Ecovias

ecovias