Saúde e segurança são temas da primeira sessão

Saúde e Segurança foram os temas que marcaram a retomada dos trabalhos após o recesso parlamentar de julho na Câmara Municipal de Praia Grande. A sessão após a pausa ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 1°, e foi a primeira em novo dia e horário. Antes as plenárias eram realizadas às quartas-feiras, às 18 horas.LATERAL Saúde e Segurança

Durante o expediente dos vereadores, a Radiografia da Saúde, apresentada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) no final de junho e que rendeu à Região um aumento no repasse de verbas federais na ordem de R$ 120 milhões, foi um dos temas mais lembrados, principalmente pelo fato desta conquista contar com envolvimento de todos os entes políticos da Baixada em prol de uma causa metropolitana.

Levando o pensamento unificado também para outra área, a Câmara aprovou um requerimento solicitando empenho similar para segurança pública. A proposta do vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PMDB), sugere a implantação de uma Guarda Civil Metropolitana, para atuar nas nove cidades da Região. “Sabemos que o crime migra e que, se não tivermos uma ação conjunta entre os municípios, a população sempre será penalizada”, disse o vereador.

A ideia, além da criação de uma Guarda Metropolitana, é compartilhar dados de inteligência, monitoramento e investigações, junto à polícia militar nestas cidades. O vereador lembrou recente levantamento que aponta aumento de 12,5% no número de furtos de veículos em toda a Região e concluiu que “possivelmente o mesmo criminoso ou grupo criminoso que atua em uma cidade, pode também atuar nas cidades vizinhas”.

Presidente da União de Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), o vereador Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu (PTB), é favorável à medida, pois acredita no pensamento metropolitano. “Podemos solucionar diversas demandas nos unindo. O prefeito Mourão foi pioneiro, pois chamou as câmaras municipais para participarem deste processo. Por isso tivemos essa força toda e podemos levar este empenho para diversas frentes.”

ORDEM DO DIA – Único item pautado na Ordem do Dia, a moção de aplauso n° 08/17, de autoria do vereador Romulo Brasil Rebouças (PSD), foi aprovada por unanimidade. A moção parabenizou a atuação positiva de dois novos policiais que começaram a trabalhar no Município. Logo no primeiro dia de serviço, os agentes conseguiram prender dois indivíduos por roubo. Os soldados Guilherme Vicentini e Leonardo Duarte fazem parte do grupo de 42 novos policiais que vieram para compor o efetivo de Praia Grande.

 

Christiane Disconsi

 

Ecovias

ecovias