União de Vereadores busca parceria com deputados para enfrentar problemas no sistema Cross

Diretoria da Uvebs esteve com a deputada Rosana Valle (PSB/SP) na última sexta-feira

Os gargalos da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) foram tema de reunião da diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) com a deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), na última sexta-feira, dia 10, em Santos. Durante o encontro, Rosana se comprometeu a reunir os demais deputados federais representantes da Região com a finalidade de somar forças para enfrentar o problema.

A deputada ainda convidou a diretora da DRS-IV, Paula Covas, que esteve presente no encontro para prestar alguns esclarecimentos sobre o funcionamento do Cross, diretamente aos parlamentares.

Atualmente, o que preocupa os vereadores é a falta de transparência no sistema que regula as vagas em UTIs e leitos nos hospitais públicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região. A falta de conhecimento sobre a forma como o Estado faz a distribuição das vagas dos leitos hospitalares, sem que haja critérios de prioridades claramente definidos para que as vagas sejam ofertadas aos pacientes que necessitam de tratamento, tem causado inúmeros problemas.

ARTICULAÇÃO-  Na próxima sexta-feira, dia 16, a diretoria da Uvebs vai à Assembleia Legislativa (Alesp) para debater a questão do sistema Cross. O colegiado percorrerá individualmente os gabinetes dos deputados estaduais Professor Kenny (PP), Paulo Corrêa Jr (PATRIOTAS), Caio França (PSB) e Tenente Coimbra (PSL), a fim de articular uma ação conjunta para a melhoria do sistema.
Além da falta de transparência, a Uvebs busca soluções para ampliação no número de vagas como descentralização do Cross, ofertando aos moradores da Baixada vagas também na Capital ou região do ABC e a contratação de profissionais para os hospitais da Região, como o Hospital Guilherme Álvaro, que está com quadro defasado, bem como a integração da Santa Casa de Santos com o Cross.

 

Ecovias

ecovias