Sicoob abre inscrições para curso de educação financeira aos coorperados

Com a intenção de levar conhecimento, organização e planejamento, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) de Praia Grande está com inscrições abertas para o curso de Educação Financeira, que acontece nos dias 29 e 30, no Núcleo de Capacitação Cleusa Figueroa (NCCF), no Boqueirão. As capacitações serão voltadas aos associados e acontecem das 17h30 às 20h30, de forma gratuita.

Ao todo estão disponíveis 45 vagas, sendo 30 para adultos e 15 à crianças de 6 a 12 anos. Como são limitadas, o cadastro ocorre até que o limite de vagas seja preenchido. Caso sobrem lugares, será possível preenchê-los no dia do evento.

De acordo com o presidente da diretoria executiva do Sicoob, Douglas Machado Duarte, o curso sensibilizará os cooperados sobre a importância da saúde financeira, com informações e ferramentas que os auxiliarão no equilíbrio financeiro.

As atividades serão baseadas na metodologia Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar (DSOP). “As crianças aprenderão de forma lúdica, com três porquinhos, que são os sonhos e trabalharemos cada um deles como os objetivos de curto, médio e longo prazo. Já para os adultos usaremos a mesma metodologia, mas ensinaremos sobre a programação da vida financeira e planilhar orçamentos”, explica.

O profissional diz também que nos dois dias de atividades os participantes terão que baixar o aplicativo Calculadora do Cidadão. “É uma ferramenta do Banco Central e ensinaremos contas como quanto teria de resultado nos investimentos e se for contratar, como seria a carga dentro do orçamento.”

Todo o material didático será entregue pela cooperativa. Este já é o terceiro ano que a instituição realiza estas atividades. “Temos trabalhado para dar educação aos cooperados, pois ajudam a ter menos dúvidas na tomada de crédito e com os esclarecimentos resolvidos, consequentemente teremos queda da inadimplência”, acrescenta Duarte.  

Os palestrantes são da Siccob Cecresp, central da instituição, que futuramente desejam formar instrutores na Cidade e na região para deixar o evento mais regional. O NCCF fica na avenida Costa e Silva nº 734, terceiro andar. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-1581.

AÇÕES - De acordo com pesquisa feita pela Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 64% dos consumidores vivem no limite do orçamento ou nunca têm dinheiro sobrando, e apenas 9% afirmam sempre ter dinheiro sobrando. Um dos motivos que resultam nos números elevados é a falta de educação financeira, que segundo Duarte, é preciso ser integrada à vida do brasileiro. “Temos a cultura de gastar ao invés de economizar e a cooperativa sempre passa essa questão. Estamos levando inclusão para que as pessoas aprendam isso já que o mundo é sempre voltado ao consumismo e poucas conseguem ter reservas.”

20/05/2019
Texto: Larissa França

Foto: Divulgação/Sicoob

 

Ecovias

ecovias