Consultório Informatizado interliga Hospital Irmã Dulce e Usafas

Sistema faz todo o acompanhamento, indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, entre outros

Na próxima semana terá início uma nova etapa do Consultório Informatizado em Praia Grande. O Hospital Irmã Dulce estará interligado ao moderno sistema e as informações e dados clínicos dos pacientes estarão disponíveis para todas as Unidades de Saúde da Família e também de Especialidades Médicas, fortalecendo, desta forma, a rede de atendimento da Cidade.

O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 7/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requi-sição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno e encaminhamento para especialidades, geração de atestados, entre outros.

Dez médicos do Hospital participaram de capacitações sobre como operar o sistema. Desta forma, serão contempladas as especialidades de cirurgias de cabeça e pescoço, pediátrica, plástica, vascular, ginecológica, urológica, geral e otorrinolaringologia.

De acordo com o secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira, esta é mais uma ação que comprova que a Prefeitura está utilizando todas as ferramentas para melhorar os serviços prestados. “Com esta nova etapa do Consultório Informatizado, o fluxo de informações entre os setores na Saúde terá maior agilidade. Quem ganha com isso são os pacientes atendidos na Cidade”, comentou.

A Sesap desenvolveu o Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram às Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), passaram a integrar a rede.

COMO FUNCIONA – O médico pode acessar com um simples clique no mouse os dados dos pacientes na tela do computador. Na prática, as informações médicas de um paciente atendido na Usafa Ocian poderão ser visualizadas na unidade do Solemar caso ele mude de residência e passe a ser cadastrado em no novo local.

Os profissionais podem ainda prescrever medicamentos diretamente no sistema, evitando desta forma problemas de entendimento relacionados ao entendimento das atuais receitas.

O Consultório Médico Informatizado disponibiliza ao profissional que realiza a marcação de uma consulta de Especialidades, caso tenha datas disponíveis, no momento exato do atendimento na Usafa. Ou seja, o paciente deixa a sala já com a data em que terá que passar por um especialista. Além disso, o sistema ainda tem papel importante para combater um dos grandes problemas enfrentados na área da Saúde no Município atualmente: o absenteísmo.

Dados da Sesap apontam que cerca de 48% das consultas agendadas são desperdiçadas devido as faltas dos pacientes. O sistema informatizado também oferece ao médico um alerta da data em que ele deve comparecer e ainda informa caso ele falte. Desta forma, o acompanhamento fica ainda mais fácil por parte dos profissionais.

Foto: Divulgação

 

 

Ecovias

ecovias