Ecophalt realiza turnê ambiental em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o objetivo de incentivar o aumento da reciclagem, será lançado nesta semana o Programa Ecokids Composta

ONG Ecophalt realizará uma turnê ambiental em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Este é o segundo ano que promove ações neste período em vários municípios. Nesta semana será o lançamento oficial do Programa Ecokids Composta com o objetivo de incentivar o aumento da reciclagem dos resíduos orgânicos.

Será realizada uma ação em Praia Grande no dia 5 de junho, das 9h até 11h, na praça Portugal. Em Peruíbe da 13h às 15h, na praça Monsenhor Lino dos Passos (Praça da Matriz) no Centro. Em Cubatão, no Parque Cotia Pará, será apresentada a compostagem no chão no mesmo dia. Já dias 6, 7 e 8 serão feitos na Cidade. No Paço Municipal será montada exposição dos pufes de pneus, asfalto ecológico e a composteira. Nas escolas, terá o teatro interativo Pneu Arinho e a Limpeza dos Rios.

O Programa ECO.COMPOSTA é a novidade, realizado junto com o Programa ECO.KIDS, e tem como objetivo promover a educação ambiental com as crianças e ensinar a reciclagem dos resíduos orgânicos transformando-os em adubos que servem para fertilizar as hortas e jardins da escola, comunidades, empresas e residências.

A Ecophalt levará a composteira pronta para que todos conheçam o processo da compostagem e ensinará a construir uma composteira reutilizando materiais recicláveis. Após a realização do Programa Eco.Composta, a entidade se disponibilizará para fazer uma acompanhamento mensal na escola. Assim, com a reciclagem dos orgânicos contribuirá com a diminuição de resíduos que são jogados nos aterros sanitários e os resíduos serão transformados em adubos.

A presidente da Ecophalt, Syllis Flávia Paes Bezerra, ressalta que o que antes era resíduo orgânico que iria para o aterro, agora se transforma em adubo para plantas. “O legal é que cada escola ganhará três baldes, um pouco de serragem e folhas secas para iniciar a compostagem. Todos nós seremos multiplicadores de ideias e juntos contribuire-mos com a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Também é possível fazer em casa ou apartamento, pois a composteira não ocupa espaço”, argumenta.

ECO.KIDS – O Programa ECO.KIDS tem como objetivo, realizar a educação ambiental com as crianças e a conscientização com os jovens e adultos através de ações e atividades socioambientais e educativas. As ações e atividades visam à destinação correta dos pneus inservíveis e alternativas de reutilizar os pneus como vasos de jardim, lixeiras ecológicas com as cores da reciclagem, pufs e o asfalto ecológico que tem grande durabilidade, alem de terem maior aderência e contribuirá com a redução dos focos de dengue.

PLANTIO DE MUDAS – Para homenagear o Dia da Memória às Vítimas de Trânsito, foi realizado, dentro do projeto Maio Amarelo, em Praia Grande, o plantio de árvores que representam as vidas salvas com a implantação do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), do qual a Cidade faz parte. A ação aconteceu na sexta-feira, dia 31, e envolveu cerca de 60 estudantes do Município. A praça passará por uma revitalização urbanística e receberá o plantio de 30 mudas da espécie Ipê, uma árvore florida do gênero Handroanthus. Participarão do evento alunos da Escola Municipal Dorivaldo Francisco Loria, do Bairro Sítio do Campo.

3/06/2019

Texto: Danielle Martins

Foto: Divulgação/Ecophalt

 

Ecovias

ecovias