Sabesp anuncia nova fase de obras de saneamento

Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, esteve na Cidade cumprindo agenda ao lado do prefeito Alberto Mourão

As obras que serão realizadas pela Sabesp em Praia Grande foram lançadas sexta-feira, dia 31, na praça Duque de Caxias, no Canto do Forte. A nova fase terá impacto positivo na balneabilidade das praias e qualidade de vida para munícipes e turistas que visitam a Cidade. No total, serão investidos R$ 320 milhões.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o prefeito Alberto Mourão, o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, secretários e vereadores, diretores e técnicos da Companhia, além da população em geral.

Os serviços desenvolvidos são os seguintes: remanejamento de redes coletoras de esgoto dos bairros Canto do Forte, Boqueirão e Sítio do Campo; início do Programa Se Liga na Rede (execução e ramais interdomiciliares), implantação do sistema de esgoto e saneamento no bairro Princesa, prolongamento dos emissários submarinos do Canto do Forte e Tupi, além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais.

Os serviços de substituição da rede coletora de esgoto do Boqueirão, Canto do Forte e Sítio do Campo atendem uma solicitação da população. Em virtude de ter sido executada há algumas décadas com material de fibrocimento, que deteriora com o tempo, têm sido registrados constantes desníveis nas ruas.

“A Cidade está atingindo índices importantes de saneamento bási-co. Pelos próximos anos teremos uma sensível melhora, ou seja, prevenção de doenças e mais qua-lidade de vida para população”, comentou Mourão.

Esses trabalhos em desenvolvimento no Município fazem parte da nova fase do Programa Onda Limpa. A iniciativa é considerada como o mais importante projeto de recuperação ambiental da América do Sul, por meio da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. “Esses investimentos na Cidade reforçam o compromisso do Estado em cuidar do meio ambiente, o que na verdade, quer dizer cuidar da sociedade”, disse Penido.

Se houver condições climáticas favoráveis, uma megaoperação está sendo planejada pela Sabesp para o mês de julho e resultará na ampliação do emissário submarino do bairro Canto do Forte. A tubulação será transportada pelo mar até a Cidade para o processo de afundamento. O esquema especial contará com rebocadores, barcos e mergulhadores.

3/06/2019

Foto: Eduardo Oliveira

 

Ecovias

ecovias