Vacinação preventiva contra febre amarela é intensificada em PG

Intensificação da vacina contra doença acontece até 12 de julho, em todas Usafas

Para se prevenir contra a febre amarela, em Praia Grande está sendo intensificada a vacinação contra a doença. As aplicações vão até o dia 12 julho em todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas), com aplicação das doses de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Os interessados em receber a vacina precisam ficar atentos em alguns casos, pois ela é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas que fazem uso de corticóide (imunossupressores), alérgicos a ovo e pacientes de quimioterapia, radioterapia e portadores de doenças autoimunes.

No caso das gestantes, será aplicada a vacina somente se residir em área onde há casos e após avaliação. Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, se receberem a vacina, devem pausar a amamentação por dez dias.

Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica. Assim como ocorre com as gestantes, apenas idosos que moram em áreas onde há casos da doença serão vacinados.

Portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue, e doença falciforme – necessitam de avaliação médica prévia.

DADOS – No ano passado o Município aplicou 116 mil doses e em 2019 mais 10 mil pessoas tomaram a vacina. De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica da Cidade, Rafael Leite, é necessário tornar a vacina apenas uma vez durante toda a vida e aqueles que tomaram a dose fracionada, no último ano, tem 8 anos de imunidade contra a doença.

Leite explica ainda que mesmo não havendo casos da doença, é necessário a imunização da população. “É importante prevenir, apesar de não termos casos registrado na Cidade, dessa forma protegemos toda a população. A prevenção é o melhor caminho”, alertou.

24/06/2019
Foto: Arquivo

 

Ecovias

ecovias