Bairro Samambaia recebe diversos serviços do programa Cidade Total

O programa Cidade Total chegou ao Samambaia na quarta-feira, dia 17, para realizar serviços de manutenção, cidadania e conscientização sobre o descarte incorreto de lixo e de resíduos.LATERAL Cidade Total

O local foi definido depois de reunião que discutiu o andamento da ação no Melvi, do último bairro que recebeu as melhorias. O encontro contou com a participação da vice-prefeita Maura Ligia Costa Russo, secretários e gestores de diversas pastas.

Maura avaliou que os resultados estão sendo positivos. “Sabemos que a demanda é grande nessa região do Município e seguimos com a programação. É satisfatório perceber que após a passagem do projeto em outros bairros a população tem se conscientizado sobre descarte”, comentou.

As ações começaram em março e desde então Maura Ligia in-formou que o prefeito Alberto Mourão faz reuniões com a comunidade e apresenta o balanço do programa com a intenção de coibir a prática ilegal do descarte. “Esse tipo de encontro também faz com que as pessoas se trans-formem em multiplicadores da informação. Esse trabalho ocorre nas escolas dentro das salas de aula com as crianças”, concluiu.

AÇÕES – Para o desenvolvimento dos trabalhos os profissionais contam com o apoio de máquinas como caminhões e retroescavadeiras para a retirada de entulho e lixo. Entre as atividades há o auxílio do Rapa Treco e ações de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Dentro do projeto também acontece o serviço voltado ao atendimento de moradores em situação de rua feito pelo Consultório na Rua, das secretarias de Saúde Pública (Sesap) e Assistência Social que busca gerar um vínculo entre o poder público e o grupo para inserir essas pessoas em programas municipais, independentemente da área, como habitação, cidadania e saúde.

Já a Secretaria de Trânsito (Setran) retira veículos que estavam abandonados e eram sinônimo de transtorno aos moradores. Caso não seja cumprido o que é solicitado pelos agentes, o carro pode até ser encaminhado ao Pátio municipal.

A demanda ainda soluciona questões apontadas pela própria população. Além das pastas citadas a ação envolve as secretarias de Urbanismo (Seurb), Obras (Seop), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Sema), Governo (Segov), Gabinete, Assistência Social (Seas) e Transporte (Setransp). Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realiza um raio X de cada área.

22/07/2019
Foto: Divulgação/PMPG

 

Ecovias

ecovias