Mais de 40 alunos da rede pública vencem Olimpíada de Matemática

Foi com esforço e dedicação que 42 alunos de escolas públicas conquistaram medalhas durante a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu ano passado.LATERAL Olimpíada de Matemática

Do total sete são de Praia Grande, um de Peruíbe, nove de Itanhaém, oito de Cubatão, dois de Mongaguá, três de São Vicente, seis de Santos e seis de Guarujá. Nenhum jovem de Bertioga foi premiado.

Pelo município praia-grandense todos os ganhadores são de escolas da rede municipal e tiveram como resultado um ouro, duas pratas e quatro bronzes, sendo que o ouro foi para Bruno Luis Zerbinatto Rosa da E.M. Governador Orestes Quécia (Nova Mirim), a prata para Sofia Melo Verhnjak da E.M. João Gonçalves (Aviação) e para Diogo dos Santos Marquetti da E.M. Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Melvi).

Já o bronze ficou aos alunos: Suely Wendy Lopes e Yago Nunes Bezerra dos Santos da E.M. Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara), Isabelli Ferreira da Silva da E.M. Lions Clube (Ocian), e Arthur Pinheiro Silva da E.M. Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos (Sítio do Campo).

Além das medalhas, os vencedores têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. (PIC). Os estudantes medalhistas que pretendem cursar o ensino superior ainda é oferecida a oportunidade pelo Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Por meio do projeto é possível participar de estudos avançados em matemática simultaneamente com a graduação. Em ambas as modalidades, os jovens contemplados recebem um auxílio financeiro, com uma bolsa mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SOBRE – A prova é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem a intenção de estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. A edição de 2018 contou com estudantes de todo País, do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro do ensino médio.

Neste ano as inscrições foram feitas entre fevereiro e março com as provas da primeira etapa em maio. Até 9 de agosto escolas podem solicitar alterações do perfil dos alunos e no dia 27 de agosto serão divulgados os locais da segunda fase para que a prova seja aplicada em 28 de setembro. Todas as informações estão no site www.obmep.org.br.

22/07/2019
Foto: Divulgação PMPG/Felipe França

 

Ecovias

ecovias