Secretaria de Educação em PG ganha unidade do programa ‘Portos de Leitura’

Estante com livros tem objetivo de incentivar o hábito da leitura aos moradores

Em busca de incentivar a leitura em Praia Grande foi que a Secretaria de Educação (Seduc) instalou neste mês mais uma estante com livros como parte do programa Portos de Leitura.

Os livros estão no prédio administrativo da Seduc, onde moradores e funcionários podem escolher um exemplar. A ação é desenvolvida pela Biblioteca Municipal Porto do Saber, que fica no bairro Boqueirão. Ao todo a nova sede recebeu o quarto equipamento.

Em todos os Portos de Leitura são disponibilizados diversos livros divididos em vários gêneros, como romances, religião, filosofia e artes.

O leitor pode escolher o exemplar que mais lhe agradar sem a necessidade de cadastro. Após a leitura, o usuário pode devolver a obra literária à estante a fim de que outra pessoa possa usufruir.

Nas unidades não há presença de nenhum funcionário e o leitor fica à vontade para escolher o título e levá-lo para casa.

Além da Secretaria, os Terminais Rodoviários Tatico e Tude Bastos, bem como o refeitório dos funcionários da Prefeitura, já contam com as estantes repletas de obras literárias.

O projeto nos Terminais do Município foi entregue em 2011 pelo ex-prefeito Roberto Francisco dos Santos.

Com o programa, a Biblioteca Municipal Porto do Saber tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos livros. Fora isso, além de incentivar a prática da leitura, a iniciativa ainda visa resgatar a cidadania a partir da democratização do contato com a informação e estimular ações de responsabilidade social com os bens públicos.

A Seduc fica na rua José Borges Neto, nº 50, no bairro Nova Mirim, próximo ao Paço Municipal. Já o Porto do Saber fica na avenida São Paulo, nº 900, esquina com a rua Dair Borges, ao lado do Hospital Irmã Dulce.

DADOS - O hábito de ler no País está longe de ser dos melhores. Segundo dados apresentados pela quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2016, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, sendo que a média nos EUA é de 5,1 livros e na França, sete.

19/08/2019

Foto: Divulgação PMPG/ Felipe França

 

 

Ecovias

ecovias