Casos confirmados em PG sobem de quatro para seis

Desde o dia 12, três cidades da região vacinam bebês de 6 meses a 1 ano

O número de casos confirmados de sarampo na Baixada Santista subiu novamente. A região registra 19 casos, sendo que até quinta-feira, dia 15, eram 13. Praia Grande que tinha quatro registros da doença, pulou para seis, sem casos suspeitos.

Também houve alteração no número de suspeitas regionais. Peruíbe tem um caso a menos neste grupo, com oito confirmados e 11 suspeitos. Uma mulher de 32 anos, moradora do Caraguava, apresentou resultado negativo no exame sorológico. Já em Santos são cinco casos confirmados e 16 suspeitos.

Desde o último dia 12, as três cidades estão vacinando bebês de 6 meses a 1 ano, com a considerada dose D. A aplicação ocorre na unidade de saúde mais próxima. Podem tomar crianças que completam 1 ano (primeira dose) e 1 ano e 3 meses (segunda dose). As demais pessoas têm o esquema completo nas carteiras de vacinação. Quem tem até 29 anos deve ter tomado durante a vida duas doses da vacina; de 30 a 59 anos, pelo menos uma dose.

Em Praia Grande, a vacinação está disponível gratuitamente nas 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secrestaria de Saúde Pública (Sesap) realiza ações de bloqueio nas áreas em que os casos ocorreram.

Em Santos a vacinação está disponível nas 29 policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, no mesmo horário em quatro unidades.

Em Peruíbe, só no dia 12, foram vacinados 48 bebês. As doses são aplicadas nas salas próprias nas unidades de saúde do Parque do Trevo, Ribamar, Caraguava e Jardim Veneza. Santos recebeu reforço de 5,5 mil doses e insumos para a vacinação e informou que haverá mais divulgação sobre a ampliação na campanha. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

É importante explicar que as crianças vacinadas entre 6 e 11 meses devem receber a vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola) como intensificação neste momento por conta dos casos pelo País.

NACIONAL – O Brasil registrou nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 3 de agosto, 1.226 casos confirmados de sarampo em quatro estados: São Paulo (1.220), Rio de Janeiro (quatro), Bahia (um) e Paraná (um). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,58 por 100.000 habitantes.

19/08/2019
Foto: Divulgação

 

Ecovias

ecovias