Gazeta do Litoral


Primavera dos Museus trará várias atividades especiais para o Museu do Café

Em sua 12ª edição, o tema de 2018 será “Celebrando a Educação em Museus”, tópico que pauta as atividades desenvolvidas pelo Museu do Café

Setembro é, tradicionalmente, o mês da Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa estimular discussões e novas programações culturais nas instituições museológicas de todo o País. Em sua 12ª edição, o tema deste ano será Celebrando a Educação em Museus, tópico que pauta as atividades desenvolvidas pelo Museu do Café, entre os dias 17 e 23 de setembro.

No período, o assunto será abordado com uma programação especial, voltada a públicos variados. Na quarta, dia 19, às 15h, a Biblioteca Humana promove um encontro de gerações entre os convidados, que contarão suas histórias de vida, e as crianças, que poderão acompanhar as vivências.

Na quinta, dia 20, às 16h, o evento irá explorar, mais diretamente, a temática estabelecida, visando nortear gestores, educadores e interessados, em uma mesa redonda em torno da questão Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo.

Outro destaque é a oficina de contação de histórias Contar e recontar a nossa história – reflexão sobre a narração a partir do fato, ministrada pelo profissional de artes cênicas Alexandre Camilo. O workshop ensinará técnicas de narração usando dinâmicas de grupos e exercícios interativos no sábado, dia 22, às 15h.

As inscrições para todas as atividades podem ser feitas no e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, necessita do Javascript ativado para ser visualizado . A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, nº 95, no Centro Histórico de Santos. Outras informações no site www.museudocafe.org.br.

 
Mostra Barroco Ardente e Sincrético reúne obras dos séculos 17 ao 19

A seleção das quase 170 obras fica no Sesc Santos até o dia 1° de julho

As obras do mestre Aleijadinho e as igrejas mineiras são as referências mais óbvias dos reflexos da arte barroca no Brasil. A exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, está em cartaz no Sesc Santos e revela que sua influência vai muito além do universo religioso.

A seleção das quase 170 obras fica no Sesc Santos até o dia 1° de julho e representa um terço da que pode ser vista no Museu Afro Brasil. Ainda assim uma mostra de extrema relevância histórico-cultural.

O curador da exposição, Emauel Araújo, do Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, que recebeu a mostra de agosto a início de março, considera essa exposição extraordinária. “Fazemos um recorte de um movimento artístico extraordinário que vem desde o século 17, na Europa, e mostramos que o Brasil é um país barroco, cujo espírito se manifesta no carnaval, nos bordados do bumba-meu-boi, nos estandartes do maracatu e muito mais”, comenta Araújo.

O visitante adentra uma espécie de labirinto, com iluminação cenográfica, que ressalta os efeitos de luz e sombra tão desejados pelos mestres artífices em suas esculturas de santos, anjos e querubins em terracota e madeira, confeccionadas entre séculos 17 e 19. Uma trilha sonora especialmente pensada para a mostra mistura o clima sacro ao profano.

As obras pertencem a coleções particulares e públicas, de diferentes museus de arte sacra do País, e são de autoria dos mais expressivos artistas do barroco no Brasil.

Vale destacar que o santista Jesuíno Francisco de Paula Gusmão está com alguns dos seus trabalhos expostos, dentre eles, dois óleos sobre madeira, representando Jesus Cristo. Também fazem parte da mostra, obras sacras de Portugal e criações de autores anônimos dentro da vertente sincrética do barroco.

A mostra fica em cartaz na Área de Convivência do Sesc Santos — rua Conselheiro Ribas, n° 136 — de terça a sexta, das 10h às 21h30, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Mais informações: 3278-9800.

 

 
A exposição do Museu da Língua Portuguesa Chega em Santos

As atividades oferecidas possuem acessibilidade e garantem bagagem intelectual para toda a família

A exposição itinerante do museu da Língua Portuguesa, chega em santos e tem parada no Museu do Café, onde fica em cartaz de 6 de abril a 6 de maio com entrada franca.
Com a marca de 5 mil visitantes na ultima cidade em que visitou, a exposição ‘Estação da Língua Portuguesa’ que leva na bagagem acervos do museu, que esta sendo reconstruído, segue viagem por todo o estado de São Paulo.

A visita a estação proporciona uma rica experiência que apresenta um dos nossos maiores patrimônios, o idioma português. A tecnologia utilizada, os totens com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo foram pensados na itinerância. E a mostra também traz acessibilidade em seu conteúdo, como por exemplo O Mapa do Mundo que conta com informações sobre os países que falam português em braile; os vídeos de culinária, e dança também possuem traduções em Libras; e a Linha do Tempo e os falares Paulistas possuem também acessibilidade e podem ser traduzidos em Libras com o auxilio de tablets.

A exposição é gratuita e ficará em cartaz de terça a sábado, das 9h às 18, e aos domingos, das 10h as 18h. Depois de Santos a Estação da Língua Portuguesa viaja para Rio Claro, Taubaté, São Carlos e Bauru, cidades que receberão a mostra até o fim deste ano.

As mostras possuem diversos módulos que abordam a língua portuguesa com atividades e recursos audiovisuais que exemplificam e tornam a atração muito mais divertida para os visitantes.

Reconstrução- O Museu da Língua Portuguesa que pegou fogo em 2015, foi transformado em cinzas e boa parte da história de nossa língua e da importância imponente que o prédio passava foram levados pelo fogo.

Felizmente o prédio que fica na Estação da Luz em São Paulo passa por um intenso processo de reconstrução, e deve retornar a suas atividades em 2019. O projeto ‘Estação da Língua’ é uma forma de manter a lembrança do Museu viva, e continuar homenageando nossa língua e levando conhecimento para São Paulo.

 
Orquestra do Instituto Pão de Açúcar volta ao Palácio das Artes

A apresentação acontece às 20h e a entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes do inícioLATERAL

O Teatro Serafim Gonzalez recebe novamente a Orquestra do Instituto Pão de Açúcar, nesta sexta-feira, dia 2. A apresentação acontece às 20h e a entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes do início.

A orquestra faz parte do Programa Música & Orquestra do Instituto e atende jovens de comunidades carentes desde 1991, utilizando a educação musical como forma de transformar realidades sociais vulneráveis.

Para fazer parte da Orquestra, o aluno do Instituto passa por uma avaliação criteriosa, cumprindo um período de “estágio” por seis meses. Se selecionado, pode integrar a orquestra até completar 21 anos.

No repertório da apresentação, músicas clássicas conhecidas do grande público se misturam a sucessos atuais, democratizando o acesso a cultura clássica.

O Teatro Serafim Gonzalez fica no Palácio das Artes, na avenida Presidente Costa e Silva, n° 1.600, no Boqueirão. Informações pelo telefone 3496-5715.

HISTÓRIA – Fundado em 1998, o Instituto GPA é o braço social do GPA e atua na ampliação de oportunidades de desenvolvimento para que as pessoas trabalhem por vocação e no fomento de ações de mobilização social que visem ao despertar da empatia, da consciência e da transformação social.

Crédito: Divulgação PMPG/Amauri Pinilha

 
Santos recebe Bazar Alternativo no fim de semana com inúmeras opções de presente

Quem busca por opções de artesanato para dar de presente ou decorar a casa pode conferir o Bazar Alternativo, que será realizado neste sábado, dia 21, a partir das 14h, no Mundi Restaurante Bar, em Santos.LAT Bazar Alternativo

Quem visitar o local vai encontrar artigos religiosos e decorativos, acessórios pessoais e para a casa, aromatizantes, velas, enfeites de Natal, pijamas, camisolas, camisetas de garrafa pet e sapatos veganos. Além de enfeitar a casa, todos os objetos expostos podem ser belas opções de presente para o fim do ano.

Além das diversas opções de produtos oferecidas por nove expositores participantes, o público encontrará uma lanchonete no andar térreo e uma degustação e venda de cachaças artesanais.

Durante o evento haverá sorteio de brindes. A entrada é gratuita e o bazar será realizado no Mundi Restaurante Bar, que fica na Avenida Siqueira Campos, 554.Mais informações pelo telefone: (13) 99782-6873.

Reportagem: Carolina Huerte

Crédito da foto: Divulgação

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias