Gazeta do Litoral


Alunos de teatro encenam Nelson Rodrigues no Palácio das Artes

m8Cerca de 30 alunos da oficina de teatro da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), encenaram na noite de terça-feira, dia 19, cenas das peças Álbum de Família, Dorotéia e Senhora dos afogados, todas do dramaturgo Nelson Rodrigues. O espetáculo gratuito reuniu público de cerca de 200 pessoas no Palácio das Artes.

O evento marcou o término do curso teatral realizado em homenagem aos 100 anos de Nelson Rodrigues, ministrado em parceria entre a Sectur e as Oficinas Culturais Pagu, de Santos. As aulas, realizadas entre os meses de outubro e dezembro, tiveram como tema Sagrado e Profano e fizeram parte de projeto comemorativo aos 100 anos do autor, que conta com atividades temáticas em diversas cidades da Baixada Santista.

O diretor de teatro e idealizador da oficina, Petrúcio Araújo, comentou que sempre teve um sonho de trabalhar com as obras de Nelson Rodrigues e citou projetos futuros. “Apesar do texto denso, é muito difícil alguém não gostar das obras do autor. Por isso, em 2013, quero preparar em Praia Grande um grande musical de Nelson Rodrigues”, explicou.

 

Cursos - As oficinas gratuitas da Sectur são realizadas no Palácio das Artes e atendem crianças, jovens, idosos e alunos de inclusão. Entre os cursos, estão aulas de teatro, violão, bateria, cordas, grupo vocal e teclado. Mais informações sobre cursos e futuras aberturas de vagas podem ser obtidas pelo telefone 3496-5707.

 

 

Divulgação PMPG / Jairo Marques

17:38  Quarta-feira
26 de Dezembro de 2012

 

 
Nas festas de final de ano é possível ter uma ceia saborosa, bonita e saudável

A chegada das festividades de fim de ano é um prato cheio, literalmente, para quem é adepto da gula, e adora exagerar um pouquinho durante as ceias e almoços do dia 25 e dia 1. Afinal, são tantas opções, que fica difícil mesmo resistir às tentações.

Mas de acordo com a nutricionista Daniele Barion, é possível sim ter uma alimentação saudável durante a comemoração do Natal e do Ano Novo. “As ceias de final de ano costumam ser sinônimo de fartura e consumo excessivo de alimentos gordurosos, doces, sem falar no consumo de bebidas alcoólicas. Acompanhado a tudo isto, está o prazer de comer em excesso por estar em companhia das pessoas amadas e estar ausente do estresse do dia a dia.”

Segundo Daniela, algumas dicas ajudam na hora de elaborar pratos saborosos e que vão deixar a mesa muito mais bonita, como por exemplo, preparar uma mesa colorida, com o intuito de agradar primeiramente aos olhos de quem irá consumir os alimentos, despertando a vontade de experimentá-los.

Outra dica importante é preparar uma salada de folhas e utilizar o gergelim, por exemplo, para enfeitá-la. “Além de tornar a salada atrativa, possui propriedades importantes ao organismo devido sua vitamina E, que contribui como fator antienvelhecimento. Isto sem citar os benefícios das folhas verdes escuras que devem fazer parte da salada, por conterem vitaminas e minerais importantes ao organismo”, acrescenta a nutricionista.

 Para acompanhamento da salada, podem ser usados alguns temperos que beneficiem a saúde, como o vinagre de maçã, que entre outras funções, auxilia na digestão, o azeite extra virgem, preferencialmente prensado a frio, possui propriedade de proteção cardiovascular, prevenindo o aumento do colesterol. Evite temperos prontos, a base de maionese ou de produtos industrializados.

Já na opção de pratos proteicos, é possível inovar e oferecer peixe ao forno. É uma carne leve e de fácil digestão, que poderá ser servido com o arroz integral adicionado a legumes. E para beber, a dica é preparar bebidas refrescantes que possuam propriedades de desintoxicar o organismo e facilitar a digestão, como o suco de abacaxi com hortelã. Trocar as bebidas alcoólicas por vinho também é uma boa opção. Quando consumido em quantidade moderada, possui propriedade importante na conservação do sistema cardíaco.

EXAGEROU?- Se mesmo sabendo como ter uma alimentação saudável, ainda abusou e esta com a sensação de ressaca no dia seguinte, aumente a quantidade de água ingerida. Para todo o processo de desintoxicação, o organismo precisará repor sua parte hídrica. Evite alimentos industrializados, embutidos e enlatados. Consuma fibras. As fibras solúveis, como aveia, auxiliarão na velocidade do transito intestinal, auxiliando, por consequência, na eliminação das toxinas ou dos excessos. Evite gordura e carne vermelha.


Fonte: da Redação
Foto: divulgação
11:32  Quinta-feira
Praia Grande, 20 de dezembro de 2012

 
Brasileiros estipulam que esse será o Natal das lembrancinhas

 

De acordo com um estudo feito pela consultoria Deloitte, este ano, a maioria das pessoas devem gastar de R$ 10,00 a R$ 30,00 por presente. Elaborar uma lista com os nomes de quem será presenteado ajuda na hora de definir os gastos. Além disso, antecipar as compras, sem deixar para a véspera das festividades, pode sair mais barato.

 

 

Leia mais...
 
Brilho e simpatia marcam concurso da Corte Carnavalesca

Concurso foi aberto ao público e aproximadamente 600 pessoas prestigiaram

 

Leia mais...
 
Show de Verão de 2013 é suspenso

O “Show de Verão” de Praia Grande não será realiza em 2013. A decisão foi tomada após a ação pública do Ministério Público (MP) que terminou que a administração municipal não realize nenhum evento nos moldes dos shows ocorridos na temporada passada. A decisão visa a segurança dos munícipes e turistas, bem como a preservação do meio ambiente e sossego público. A Prefeitura acatou à decisão de fixou multa diária de 10 mil reais por dia, em caso de descumprimento.

Em novembro, o Juiz Enoque Cartaxo de Souza acolheu o pedido do MP e concedeu a antecipação dos efeitos da tutela da determinação.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão, o objetivo da Prefeitura é garantir a segurança dos cidadãos.  “Este foi o entendimento do MP, respeitado e cumprido pela Cidade. Mas Praia Grande tem potencial artístico para oferecer lazer à população mesmo sem O Show do Verão. E esperamos que, caso tudo corra bem, o projeto possa retornar nos próximos anos”, explicou.

Mesmo sem os shows na praia, a Prefeitura Municipal garantiu “extensa opção de lazer durante a temporada de verão”. Lobão afirmou que diversas atividades estão em fase de conclusão. “Estamos organizando a programação de verão junto a artistas e demais envolvidos. Tudo gratuitamente e para todos os tipos de público”.

 

 

Gazeta do litoral
09:58   Sexta-feira
7 de Dezembro de 2012

 
<< Início < Anterior 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias