Gazeta do Litoral


Patrimônio histórico e cultural, praças são revitalizadas para o lazer e à convivência

Uma das bandeiras da Administração é investir em infraestrutura, com serviços que modernizaram os ambientes ao transformá-los em cartões-postais ideais para atividades em famílias


A Prefeitura trabalha para revitalizar os espaços públicos e ampliar os serviços de recuperação de diferentes praças da Cidade
A Prefeitura trabalha para revitalizar os espaços públicos e ampliar os serviços de recuperação de diferentes praças da Cidade, que são um patrimônio histórico e cultural destinado ao lazer e à convivência. Exemplo disso foi a revitalização das praças Ibrahim Hanna Barchin (no Gaivota); Kardec Rangel Veloso (Praia dos Sonhos) e a Ângelo Guerra (no Belas Artes). Desde 2013, uma das bandeiras da Administração é investir em infraestrutura, com serviços que modernizaram os ambientes ao transformá-los em cartões-postais ideais para atividades em famílias.
Um dos pontos mais importantes de convivência para os moradores do Belas Artes, a Praça Ângelo Guerra recebeu ares modernos. Isso porque o local ganhou nova pavimentação em lajotas, bancos, uma pista de caminhada e um palco coberto para apresentações culturais, atraindo, desta forma, toda a família para as suas instalações. A praça tem hoje rampas acessíveis e vagas para estacionamento em seu entorno, beneficiando também o comércio local.
Além disso, a praça passou a ter rampas acessíveis e vagas de estacionamento em seu entorno, beneficiando também o comércio local. Brinquedos foram instalados para as crianças e a iluminação em postes ornamentais é similar à utilizada em outros pontos da Cidade, como a Nova Orla.
O bairro Praia dos Sonhos também recebeu investimentos. A Praça Kardec Rangel Veloso tornou-se um ‘point’ para as famílias porque é um ambiente amplo e foi planejado para o lazer e à prática esportiva. Hoje é comum encontrar na praça pessoas tanto na pista quanto no entorno do local que, após a revitalização, foi readequado para o convívio de crianças, adultos e idosos. O ambiente recebeu também nova iluminação, grades protetoras, bancos e pavimentação nos arredores da pista com lajotas.
Outro importante investimento foi no Gaivota. O ambiente foi revitalizado e ganhou novos ares com obras que propiciam aos moradores um clima mais moderno, além da instalação de mais pontos de iluminação, melhorando sensivelmente as condições de segurança na área e tornando-se um chamariz às famílias da Cidade.
No local há quadra de futebol de salão, quadra de 21 (pequena quadra de basquete), playground, quadra de bocha, além de renovar a iluminação e aumentar a quantidade de lâmpadas ao redor da ciclovia e do calçadão. Ademais, também foram feitas reformas na Associação de Moradores. Foi construída uma cozinha industrial e dois banheiros, um masculino e outro feminino.

 
Itanhaém aposta em eventos para manter constante o fluxo de turistas

Secretaria de Turismo executa mês a mês as ações do Calendário Oficial de Eventos

Seguindo à risca a grade aprovada no Calendário Oficial de Eventos, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Turismo, investe de modo direto e indireto em atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas para manter o fluxo constante de visitantes em todos os finais de semana, incluindo o período considerado de baixa temporada, representado nas estações outono e inverno.

Em abril a cidade recebeu uma série de atividades atrativas, como parte integrante das comemorações de aniversário do Município. Neste mês de maio aconteceu mais um grande evento, que foi 1º Paramotor Ita Fest, onde 300 pilotos de paramotores lotaram o céu para quebrar o recorde de maior número de pessoas voando juntas. O evento movimentou a rede hoteleira da região sul da cidade.

Para o mês de junho estão previstos eventos esportivos, culturais e religiosos, como a Semana São José de Anchieta, a Meia Maratona de Anchieta, que deverá receber 900 atletas de várias regiões do Estado. Simultaneamente, será promovida com apoio da Prefeitura a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, além das festas religiosas das demais paróquias, sempre ricas em atrativos musicais e excelentes opções gastronômicas.

Para julho, já está sendo finalizada pela Secretaria de Turismo a grade de atrativos do Fest’Inverno, a principal atividade do mês, com diversas atrações sendo realizadas na Praça 22 de Abril (Boca da Barra). Também em julho, a cidade comemora a Semana da Cultura Evangélica, com importante eventos como a Marcha Para Jesus.

Ainda na baixa temporada acontecerão a Semana da Juventude, agendada para agosto; e o 7º Encontro de Fuscas, em setembro, além do apoio governamental à realização do Festival Gastronômico Sabores de Itanhaém, promovido pelo comércio local.

Na avaliação do secretário municipal de Governo, André Caldas, que atualmente responde pela Secretaria de Turismo: “os visitantes sempre vão encontrar boas opções de lazer e entretenimento na cidade, uma rica gastronomia, além das praias sempre limpas e um rico acervo cultural no Centro Histórico”.

 
Encontro de fuscas acontecerá no primeiro domingo de setembro

Evento já teve cinco edições realizadas no Município e atrai todos os anos públicos de diferentes partes da regiãoROT Encontro de Fuscas

Para quem gosta de carros, no próximo dia 2 (domingo) acontecerá o 6º Encontro de Fuscas e Antigos de Itanhaém. Durante o evento, o público poderá aproveitar a praça de alimentação, espaço empresarial e kid, show musical, feiras de suvenir e artesanato, sorteio de um fusca e brindes para os visitantes. O encontro ocorrerá das 8 às 15 horas, na Praça de Esportes Aurélio Ferrara, Rua Urcezino Ferreira, Baixo. A entrada é gratuita.

Além de poder admirar os veículos em exposição, quem desejar exibir seu veículo terá de pagar uma taxa de R$10,00 e 1 kg de alimento, que garantem o kit do evento e dois cupons para o sorteio do fusca. O carro sorteado será o modelo 1974, motor 1300. O cupom é vendido por R$5,00, e o vendedor do cupom campeão receberá uma televisão de 32 polegadas. Esta edição contará com a participação especial do eterno vigilante rodoviário.

Encontros anuais acontecem no Município, porém as reuniões do Fusca Clube são promovidas no primeiro domingo do mês. Esta confraternização é para quem possui um fusca, independentemente do ano e estado do veículo. Os encontros são promovidos a partir das 10 horas, na Praça de Esportes Aurélio Ferrara, Rua Urcezino Ferreira, no Baixo.

O evento, que acontece há diversos anos no Município, reuniu na edição anterior mais de 600 veículos de diferentes estilos e localidades, inclusive de outros estados. Na edição passada, o automóvel sorteado foi um fusca de 1977, com motor de 1300. Fundado em 11 de setembro de 2011, o Itanhaém Fusca Clube é uma associação sem fins lucrativos. O grupo foi criado por pessoas que se interessam por automóveis. Atualmente, a associação contém 10 membros, responsáveis por organizar o encontro de Fuscas e Antigos de Itanhaém.

 
Segunda edição do Arte Cidadã está com inscrições abertas

A feira artesanal de Itanhaém visa dar visibilidade ao artesanato local

Leia mais...
 
Micareta trará vários sucessos do forró e axé para praia dos Sonhos

Ara Ketu fechará a programação da Micareta Pé na Areia, no dia 7

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias