Instituto cataloga acervo de conchas no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental

ESPÉCIES - Coleção de conchas do Centro de Educação Ambiental recebe nova catalogação

A exposição na Sala da Biodiversidade conta com quatro mostruários de diferentes espécies, de variadas épocas e locais

No último dia 18, o Centro de Pesquisa e Educação Ambiental recebeu uma equipe do Instituto Brasileiro de Conquiliologia para catalogar o acervo de conchas em exibição no local. Agora, a exposição ficará mais rica em informações, como os locais onde são comumente encontradas, idades e espécies, garantindo uma experiência mais interessante e educativa para os visitantes.

A exposição de conchas na Sala da Biodiversidade conta com quatro mostruários de diferentes espécies, de variadas épocas e locais. Os monitores acompanham os visitantes explicando dados e curiosidades sobre o acervo para que a vivência seja completamente proveitosa.

“Esta visita foi muito positiva. A equipe foi super atenciosa e cuidadosa com o acervo, limpando e separando as espécies de acordo com suas características em comum. É muito bom termos essa parceria com o Instituto”, afirmou Roseli Raunaimer, coordenadora do Centro de Educação Ambiental.

A conquiliologia é um braço da zoologia que estuda especificamente as conchas de mariscos e moluscos. Entre as áreas de estudo está a identificação de novas espécies, além da preservação e do cuidado com esses seres.

 

 
Espetáculo O Dinheiro do Tio volta ao palco do PDA

Peça já recebeu quatro prêmios e duas indicações no Fescete de 2019

O Palácio das Artes recebe um espetáculo de comédia gratuito na próxima quinta-feira, dia 29, às 20h. O Dinheiro do Tio promete arrancar muitas risadas do público no retorno ao palco do Palácio das ROT O dinheiro do TioArtes. A peça fez sucesso no Festival de Cenas Teatrais (Fescete) recebendo quatro prêmios na categoria adulto - melhor cena pelo voto popular, texto e dois prêmios de melhor ator (empate entre Marcos Martinz e Alaff Lira), além de indicações para melhor cenário e direção,que comparecer ao local. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h (são 513 lugares).

Com texto de Isabel Samegima e direção de Alan Queiroz, a peça tem classificação indicativa de 12 anos. A história se passa na mansão do Tio Inácio e traz o retorno de Ricardo à casa de seu tio milionário que está à beira da morte. O sobrinho vai acompanhado de seus dois filhos adolescentes, sua irmã e a ex-mulher, todos fingem preocupação com o estado saúde de Inácio, mas buscam apenas embolsar a alta quantia de dinheiro.

Embora mostre seu ’amor incondicional’, Ricardo não será fácil ficar com a herança, pois terá que lidar com o genro, o padre e o próprio advogado para ter absoluta certeza de que o testamento será justo à sua maneira. E sua chegada trará desespero também para a empregada Tereza, que espera ser recompensada no testamento por seus longos anos de serviços naquela casa imensa.

Na história, por conta de Ricardo, a família inteira volta para perto do tio. Nisso surge Lady (ex-mulher do Ricardo), Shakira (filha do Ricardo), Antônio (filho do Ricardo), Jorge (jogador parceiro de Antonio), Tereza (empregada), Mário Sérgio (advogado), Vera (enfermeira), Sandra (sobrinha), Meg (dona do buffet) e Padre Miranda (pároco da paróquia local).

O diretor da peça explica que toda mentira é encenada. “No meio do espetáculo estão ensaiando um texto dentro da peça, que é um jantar para o tio Inácio. É uma metalinguagem, isso que é o mais interessante. O jantar da família perfeita para o tio”, detalhou Alan Queiroz.

Ele conta ainda que eles querem passar uma imagem para o tio de família extremamente tradicional. “Tio Inácio é muito antiquado, muito religioso e conservador. O sonho do tio era alguém jogador de futebol na família, o Antônio é ator de teatro musical, e eles querem passar a imagem de que ele é muito macho para o tio acreditar, e ser o orgulho da família e ninguém perder a herança”, afirma.

Isabel Samegima conta que nem todos os espetáculos que desenvolveu foram ideias dela. “O caso do O Dinheiro do Tio, escrevi todo o texto, mas quem deu a ideia foi o fotógrafo José Muniz. Quando percebi, o cérebro já estava compondo a continuação da história”.

Isabel ressalta que gosta de escrever sabendo que é a pessoa que vai fazer o personagem. “Tudo que escrevi deu certo, mas quando escrevo sabendo quem vai fazer o personagem, rende mais elogios, porque parece que ganha um destaque maior”.

Lucas Luan Lima interpreta Ricardo e sua maior dificuldade foi ser pai na história. “Foi difícil porque meu texto é enorme, a Isabel não mediu a mão para o meu personagem. Acredito que o único desafio é fazer um pai de dois filhos já grandes, que é a Shakira e o Antônio (Anthony)”.

Já Thaina Marciano que interpreta a Shakira está sendo mega divertido participar da peça. “O elenco é espetacular, todo ensaio que temos é extremamente engraçado tanto para quem interpreta os personagens quanto para quem fica observando. A Shakira em minha opinião é o esteriótipo da “adolescente milenal”. O mundo dela é 100% tecnológico, vive das redes sociais. É muito avoada e brutinha, mas também tem aquele olhar de malícia e auto projeção: ela quer estar sempre em evidência. É uma personagem que consegue roubar a cena”.

Com duração de 1h10, outra apresentação de O Dinheiro do Tio está marcada para o dia 11 de setembro, às 20h, dentro das comemorações de 11 anos do PDA.

3/06/2019

Texto: Danielle Martins

Foto: Divulgação/Jota Erre

 
Mensagens suspeitas podem ser sinais de golpe do chip clonado

Muitos estelionatários usam a tecnologia para realizar crimes. A novidade agora é o golpe do chip clonado em celulares e envia mensagens no WhatsApp para extorquir usuários sem precisar mais roubar os aparelhos.LATERAL Chip Clonado

Segundo dados da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, em três meses, mais de 5.000 pessoas foram vítimas da atividade. Algumas medidas podem evitar o transtorno, entre elas assim que perceber algo estranho com a linha telefônica, como o sinal cortado ou mensagens estranhas referentes a sua conta bancária, é preciso avisar a instituição financeira imediatamente e alterar a senha de acesso ao sistema.

É indicado alterar todas as senhas de acesso aos aplicativos, e-mail e até de segurança do celular, sem exceção. O usuário também deve se dirigir a uma loja da operadora, comunicar as suspeitas e pedir para trocar o chip imediatamente. Caso a suspeita seja comprovada, é indicado o registro do Boletim de Ocorrência com o máximo de dados possível para que as autoridades tenham mais chances de resolver o crime.

COMO FUNCIONA - Os bandidos sequestram a linha, desativam o chip original, e assumem a identidade da pessoa, ou seja, mesmo aparecendo o nome do familiar na tela durante uma conversa, quem está por trás é o bandido, o que abre portas para qualquer e todo tipo de fraude.

Pela Baixada Santista um dos golpes que ficou mais conhecido foi o aplicado na moradora de Santos, Marcela Voris. No mês passado transferiu R$ 1,5 mil após receber uma mensagem que supostamente teria sido enviada por uma amiga pedindo dinheiro. Horas depois descobriu que a conta da amiga foi clonada.

A recomendação é entrar em contato pessoalmente ou ter certeza que é o conhecido. Algumas empresas oferecem serviços de proteção dos dados celulares.

Uma ferramenta do Whatsapp ainda permite mais segurança. Basta ir em Configurações, Conta, Verificação em duas etapas, Ativar e colocar uma senha e-mail. Com isso será preciso inserir a senha criada ao registrar o número de telefone no WhatsApp uma segunda vez, isto é, os bandidos podem até desativar o chip, mas não poderão usá-lo.

15/07/2019
Foto: Divulgação

 
Vila Junina: mais de 85 mil pessoas curtem atrações

Nova estrutura e show com cantores consagrados no cenário nacional agradaram o público, que lotou o Kartódromo Municipal

No último final de semana da Vila Junina 2019 artistas consagrados encerraram a festa com chave de ouro. Luan Santana, Zé Ramalho e Frank Aguiar agitaram milhares de pessoas com seus sucessos. Foram mais de 85 mil pessoas que curtiram todas as atrações e os 13 grandes shows ao longo dos quatro finais de semana do evento. O recorde de público foi do Luan Santana, que atraiu 12 mil pessoas em seu show. A estrutura montada e a segurança foram outros destaques.

O show do cantor Frank Aguiar que aconteceu no domingo, dia 30, teve ingresso solidário, com a troca de um convite por 400 gramas de leite em pó. Tudo o que foi arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. Para celebrar a boa fase e os 25 anos de carreira, o forrozeiro lançou o DVD Cãozinho dos Teclados, gravado no ABC Paulista. O álbum mostra a essência do cantor e, por isso, a escolha do nome que o tornou conhecido em todo País.

Intérprete de forró gravou seu primeiro disco em 1992 e viveu o auge da carreira do fim dos anos 90 ao início dos anos 2000. Com sua turnê nova, Frank disse que os fãs poderão relembrar o início de sua carreira e todos os seus sucessos. “O foco é sempre realizar um show lindo para todo o público. Um show de saudade, de rever as canções de época, exatamente para não perder as tradições e a originalidade. Fazer moda todo mundo faz, meu foco é na história, trazer a essência e mostrar de onde eu vim. Meu show é para todas as idades”.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, citou o crescimento de público em relação ao ano passado para demonstrar a evolução do evento. “A Administração tem trabalhado para formatar uma grade de eventos de qualidade ao longo de todo ano. A Vila Junina segue esta linha de atuação. O crescimento do público comprova que a Cidade está no caminho certo”.

O secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, acredita que a mudança da Vila Junina para o Kartódromo fortaleceu o evento. “A estrutura montada, com uma área de alimentação diversificada e o setor dos shows cobertos, além do parque de diversão oferecer muita alegria para toda a família, foram bem aceitas pelo público, principalmente também pela tranquilidade e segurança do local”, complementou o responsável da Sectur.

EVENTO - Acontecendo no Kartódromo Municipal de Praia Grande pela primeira vez, o evento teve, de 7 a 30 de junho, 13 shows de grandes nomes da música nacional que agitaram o evento aos finais de semana e feriados.

Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Raça Negra e Amado Batista foram alguns dos nomes que passaram pelo espaço situado ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.

Ao todo, 23 entidades participaram da praça de alimentação, com a arrecadação que auxilia nos projetos desenvolvidos por essas entidades. As barracas de comidas típicas ofereceram diversos quitutes, como milho, caldo verde, vinho quente, pastel, sanduíches, entre outras delícias juninas.

Além disso, as bandas regionais tiveram a oportunidade de animar o setor de alimentação antes dos grandes shows, como forma de incentivo e prestígio aos músicos de Praia Grande.

Data: 04/07/2019

Texto: Danielle Martins

Crédito: Larissa França

 
Aquário de Santos abre inscrições para os cursos de férias

Continuam abertas até sexta-feira, dia 28, as inscrições para os cursos de férias do Aquário, em Santos, que serão realizados entre os dias 10 e 26 de julho, de terça a sexta-feira. As vagas para oficinas, jogos, palestras e visitas noturnas são limitadas.

As inscrições são feitas no próprio parque. Para participar, é preciso levar documento com foto da criança e do responsável e também 400 gramas de leite em pó, ou um quilo de macarrão ou um litro de óleo para cada curso inscrito. Os mantimentos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade santista.

A programação foi divida por faixa etária. A primeira semana, de 10 a 12 de julho, será para crianças a partir de 12 anos; na segunda semana, dos dias 16 a 19, para as de 5 a 7 anos e, na última, de 23 a 26 do mês que vem, é a vez das crianças de 8 a 11 anos.

Veja a programação:

DIA 10

  • Das 9h às 12h, palestra sobre Impactos Antrópicos na Saúde da Fauna Marinha e parte prática com ação educativa na praia (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Canoagem, Aprendendo com o Mar, com aula de canoagem prática em seguida (20 vagas).

DIA 11

  • Das 9h às 12h, palestra Conhecendo as Conchas (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Biologia e Evolução dos Mamíferos Aquáticos, com visita ao Museu de Pesca em seguida (20 vagas).
  • Das 19h às 21h, visita noturna Os Peixes Dormem? (45 vagas)

DIA 12

  • Das 9h às 12h, palestra Conhecendo as Conchas, com visita à Fortaleza da Barra Grande (Guarujá - 30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Aprendendo Sobre Planta Aquática Com Microscópio, com observação no microscópio (20 vagas).

DIA 16

  • Das 9h às 12h, palestra Manguezal – O Berço da Natureza, com maquete e jogo da memória (20 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Albatroz, com oficina de ninhos de albatroz (20 vagas).

DIA 17

  • Das 9h às 12h, palestra O que é Compostagem?, com oficina de composteira com material reciclado (20 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Nas Profundezas do Oceano, com confecção de animais abissais com garrafas PET (20 vagas).

DIA 18

  • Das 9h às 12h, palestra Conhecendo os Fósseis, com vivência na praia (20 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Mamíferos Marinhos, Os Gigantes do Mar, com jogo Adivinhe Quem Sou Eu (20 vagas).

DIA 19

  • Das 9h às 12h, palestra Leão-Marinho é Foca?, com oficina de materiais reutilizáveis (20 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra A Conservação da Raia Manta Gigante e o Ambiente Marinho, com desenhos e dobraduras (20 vagas).

DIA 23

  • Das 9h às 12h, palestra O Incrível Mundo dos Organismos Bioluminescentes, com ilustração fluorescente (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Tubarão – O Rei dos Mares, com mesa de investigação marinha (30 vagas).

DIA 24

  • Das 9h às 12h, palestra Explorando Espécies Invasoras Marinhas, com jogo da bioinvasão (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, Bastidores do Aquário, com visita aos bastidores do parque (30 vagas).

DIA 25

  • Das 9h às 12h, palestra Raias ou Arraias? Descubra Quem São, com mesa de investigação (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Quem São os Equinodermos, com mesa de investigação (30 vagas).
  • Das 19h às 21h, visita noturna Os Peixes Dormem? (45 vagas).

DIA 26

  • Das 9h às 12h, palestra O Mundo em um Grão de Areia, com vivência na praia e observação em microscópio (30 vagas).
  • Das 14h às 17h, palestra Lixo nos Oceanos, com ação educativa na praia – Detetive do Lixo (30 vagas).

27/06/2019
Foto: Divulgação PMS/Isabela Carrari

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Ecovias

ecovias