Caps de Praia Grande comemora aniversário de 9 anos

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Praia Grande, gerenciado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), completa 9 anos de funcionamento este ano. Por isso, na quinta-feira, dia 4, a partir das 10h, ocorre uma festa em alusão à data na sede da unidade, no bairro Boqueirão.

O Caps funciona quase como um hospital dia, em que o paciente chega pela manhã na unidade, onde permanece sob tratamento, e é liberado no final da tarde. No local, são realizadas atividades terapêuticas ocupacionais e físicas, além da administração de medicamentos. Para quem tem dificuldade de locomoção, um veículo busca e leva os pacientes em suas residências.

A unidade desenvolve com os pacientes eventos em comemoração a datas especiais como Dia das mães e Natal, ao longo de todo ano. O Município utiliza e defende o modelo centrado na integração do paciente à sociedade. Os profissionais do Caps entendem que uma das partes fundamentais destas celebrações é a participação dos familiares dos atendidos.

Os pacientes são adultos portadores de distúrbios mentais, como esquizofrenia, neuroses, psicoses, transtornos e depressão. A indicação é feita por médicos das unidades básicas de saúde, que encaminham os casos ao Ambulatório de Saúde Mental, responsável pela triagem. Somente os pacientes em estados mais graves vão para internação no Hospital Municipal Irmã Dulce. Após a alta, eles são reencaminhados ao Caps para a continuidade do tratamento visando a reabilitação

O Caps está localizado na rua Cidade de Santos, nº 89, bairro Boqueirão.

Obra - Nos próximos meses, a Sesap colocará em funcionamento outras duas unidades semelhantes, o Caps “i” e o Caps AD. Os locais terão tratamento voltado a crianças, jovens e adultos com dependência de álcool e drogas, também no Boqueirão.

 

 


Praia Grande, dia 2 de outubro de 2012

Fonte: DeCom/PMPG

15:50  Terça-feira 

 

Ecovias

ecovias