Orixás, Bahia e Festival de Parintins são temas das escolas do Primeiro Grupo do Carnaval da Família 2013

 

A diversidade cultural brasileira será o tema central de diversas escolas de Samba do Primeiro grupo do Carnaval da Família 2013. Os enredos trazem desde o Festival de Parintins, passando pelos orixás e pontos turísticos e personagens do estado da Bahia.

41bAs escolas de samba do Primeiro Grupo do Carnaval da Família de Praia Grande 2013 já estão com quase tudo pronto para entrar na avenida e os temas abordados neste ano abordam a diversidade cultural brasileira. A Favoritos do Forte traz o Festival de Parintins para avenida, enquanto que a Acadêmicos de Praia Grande abordará pontos turísticos e personagens da Bahia, a Vila do Sapo apresentará os Orixás e a Cristal de Praia Grande contará sua própria história.

Quarta escola a desfilar na Passarela do Samba João Apolônio na segunda-feira, dia 11, a Favoritos do Forte desenvolverá o tema Festival de Parintins: do Sonho ao Garantido, da promessa ao Caprichoso, Favoritos vêm de novo. Segundo o presidente José Augusto Santana da Silva, mais conhecido como Zé, as fantasias já estão prontas e a comunidade muito animada. “Os carros já estão sendo produzidos, o restante está pronto. Neste ano vamos batalhar para voltar ao Grupo Especial, já que caímos em 2012”, salienta. A Favoritos do Forte entra na avenida com 400 componentes, dividido em 12 alas.

Com o tema Bahia, Terra da Felicidade, a Escola de Samba Acadêmicos de Praia Grande trará os santos, os pontos turísticos e históricos e personalidades baianas para a avenida. A agremiação desfilará com 400 integrantes, divididos em oito alas. De acordo com o diretor geral Marcos Antonio da Silva, o Jabá, a comunidade está bastante otimista. “Os integrantes da escola estão muito animados, desfilarão com muita garra”, argumenta. Neste sábado, dia 2, às 20h, acontece ensaio geral com a presença da Corte Carnavalesca e apresentação das fantasias, na sede do Botafogo, na rua Maria Rosa Corrêa, nº 197, no bairro Antártica.

Os Orixás são o enredo da Escola de Samba Unidos da Vila do Sapo neste ano. Os 16 orixás cultuados pela Umbanda, Candomblé e o Queto serão mostrados em detalhes durante o desfile. Um terreiro com mães e filhos de santo, preto velho, Iemanjá e erês são alguns dos personagens que passarão pela avenida. A agremiação desfilará com 350 componentes, em oito alas e dois carros alegóricos. Conforme a presidente Maria Odete Santos Soares, a escola apresentará muito brilho e luxo na Passarela do Samba.

Contando a própria história, a última escola a desfilar no Carnaval da Família é a Cristal de Praia Grande, que desenvolverá o tema Eu sou o samba, eu sou Cristal. Segundo o presidente da agremiação, Fábio Renato Pereira Aguiar, o Manguinha, a escolha do enredo serviu para retomar a credibilidade da escola diante da comunidade do Samambaia, já que devido a erros administrativos, foi penalizada e, mesmo com um belo desfile, não conseguiu subir para o Grupo Especial. “No começo foi difícil, mas agora a comunidade voltou a participar, mas não conseguiríamos sem nossa comissão de carnaval formada por Mazinho, Orlando e Passarinho, da Escola de Samba Última Hora, de São Vicente, a quem temos muito que agradecer”, salienta. A Cristal levará 300 foliões para avenida, divididos em dez alas e dois carros alegóricos.

 

 





Fonte: da Redação
Foto: arquivo/Richard Aldrin
10:23  Segunda-feira
Praia Grande, 04 de fevereiro de 2013

 

 

 

Ecovias

ecovias