Com prêmios de reconhecimento, Cidade é a maior em ciclovias da Baixada Santista

Praia Grande já é o Município da Baixada Santista com maior número de ciclovias. São 78,9 quilômetros (km) de vias destinadas a ciclistas. Até julho, com a entrega das obras de revitalização da avenida Irmãos Adorno, no bairro Sítio do Campo, a Cidade passará a contar com 79,5 km de vias exclusivas para bicicletas. Praia Grande já foi premiada por entidades com o troféu “Cidade Amida do Ciclista” três vezes, graças aos incentivos à prática.

Para o secretário de Trânsito da Cidade, Marcelo Afonso Prado, a evolução da infraestrutura de cicloviária apresenta resultados satisfatórios em relação à segurança dos frequentadores. “A construção destas vias oferece um ambiente seguro aos ciclistas ao separá-los das vias destinadas aos veículos automotores, reduzindo assim o número de acidentes”. Prado explicou ainda que o crescimento destas áreas é constante, especialmente no últimos anos. “Para se ter uma ideia, há quase uma década tínhamos somente 32 km de ciclovias em Praia Grande”, afirmou. A Cidade conta com um crescimento médio dessas vias de 8% desde 2003.

A Associação Brasileira de Ciclistas homenageou Praia Grande nos anos de 2007 e 2008 com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Além disso, em 2010, Praia Grande e as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Terezina (PI), Aracajú (SE) e Sorocaba (SP), receberam o mesmo prêmio do Instituto Pedala Brasil e da União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura.

A cultura do uso da bicicleta é um dos principais fatores da eficiência das ciclovias, segundo a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, Elaine Fornazieri. “O morador praiagrandense tem o costume de utilizar as vias específicas para a bicicleta no seu dia a dia. Seja como um meio de transporte, para prática esportiva, ou, simplesmente, como veículo de lazer”.

CICLISTA CIDADÃO – O Projeto Ciclista Cidadão consiste em cadastros dos dados pessoais dos frequentadores das ciclovias para que a Setran possa mapear o perfil dos ciclistas na Cidade. Quem se cadastra, ganha um adesivo numerado no veículo. Atualmente, a secretaria conta com 17.458 proprietários de bicicletas inscritos.

Para se cadastrar, basta comparecer à sede da Setran, que fica na rua Amália Bellotti Pastorello, 72, no bairro Sítio do Campo. O cadastro pode ser realizado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

 

Ecovias

ecovias