GCMs conquistam certificado náutico promovido por bombeiros

Dois Guardas Civis Municipais (GCMs) de Praia Grande receberam certificado dentre os 31 formandos do Curso Especial para Tripulações de Embarcações de Estado do Serviço Público (Curso ETSP), terminado na última semana.LATERAL Certificado nautico

Os GCMs Barreto Silva e Everton Almeida pertencem ao Grupamento Ambiental da Cidade e foram aprovados nas avaliações teóricas e práticas do curso. Nas atividades aprendidas, estão a condução de embarcação, natação, flutuação e outras ações que são consideradas importantes para o trabalho de patrulhamento náutico.

As aulas foram promovidas pela Capitania dos Portos do Estado, no Grupamento de Bombeiros Marítimos de Guarujá. Os demais formandos pertencem ao Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Polícia Federal.

A participação no curso ocorre pelo Convênio que a GCM possui com a Marinha do Brasil e coloca os guardas em condições de operarem as embarcações do Setor de Proteção Ambiental, composto pelos Grupamentos de Guarda Costeira e Ambiental.

De acordo com a Guarda Municipal outros   integrantes da corporação também deverão passar pelo mesmo treinamento nos próximos meses. A medida busca aprimorar ainda mais os serviços prestados no Município.

De acordo com o Inspetor Ambiental da Guarda, Fábio Rogério Marques, o setor de proteção desenvolve atividades na terra e no mar cujo objetivo inclui previnir ocupações irregulares e pesca predatória, por isso, precisa de pessoas especialmente treinadas para estas ações. “Contamos com embarcações específicas para o monitoramento no mar e nos rios. Ter contingente habilitado para as mais diversas operações possibilita o emprego adequado e eficiente destes meios em prol da preservação ambiental e segurança na navegação”.

 

Larissa França

 

Ecovias

ecovias