Posto de Atendimento para cadastro biométrico não irá requerer agendamento

Praia Grande será o primeiro Município da Baixada Santista a contar com um Posto de Atendimento Biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Praia Grande será o primeiro Município da Baixada Santista a contar com um Posto de Atendimento Biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O convênio de cooperação entre a Administração Municipal e o TRE foi firmado no início do mês e deve agilizar o serviço realizado pelo TRE. Segundo o órgão, apenas 20% dos eleitores praia-grandenses realizam o serviço. Diferente das zonas eleitorais, no Posto de Atendimento Biométrico não é necessário agendar a visita.

O atendimento, que deve começar em novembro, irá complementar os serviços das duas zonas eleitorais, a 317 que atende a região do Canto do Forte ao Tupi, e a 406 que atende do Ocian ao Solemar. De acordo com os cartórios eleitorais, o Município saltou de 166.900, em 2010, para 203.161 eleitores em um período de seis anos.

O Posto de Atendimento Biométrico ficará sob supervisão da zona eleitoral 406 e atenderá inicialmente somente eleitores de Praia Grande, podendo futuramente estender para toda Baixada Santista. De acordo com o juiz eleitoral da zona responsável, Renato Zanela Pandin e Cruz Gandini, o Posto vai deixar a população mais próxima da Justiça Eleitoral. “Proporcionará mais facilidade à população. O shopping é um local de referência onde já há vários serviços públicos instalados e, de forma pioneira no litoral, Praia Grande fará este serviço”.

O prazo da Justiça Eleitoral para que todos os eleitores realizem o cadastramento é até 2021, mas os cartórios estão intensificando as ações visando evitar filas e cancelamentos de títulos. Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deverá apresentar RG original ou certidão de nascimento/casamento, comprovante de residência e no caso de pessoa do sexo masculino, a partir dos 18 anos, a Certidão de Alistamento Militar ou Reservista.

Posto de Atendimento Biométrico estará localizado no Poupatempo, do Litoral Plaz Shopping, na Avenida Ayrton Senna, 1.511, bairro Sítio do Campo.

Carolina Huerte

 

 

Ecovias

ecovias