Morre aos 84 anos, ex-vereador João da Aviação

Ao saber que seu filho Dimas tinha sido eleito vereador ano passado, Joãozinho da Aviação disse que tinha realizado um sonhoROT Morre ex vereador

Aos 84 anos, morreu na terça-feira, dia 19, o ex-vereador João Gonçalves, mais conhecido como Joãozinho da Aviação. Ele exerceu quatro mandatos no Legislativo, entre os anos de 1988 e 2004. O enterro aconteceu no final do dia, no Cemitério Morada da Grande Planície. Ele teve nove filhos e criou dois enteados.

Como herança, deixou o desejo de legislar para seu filho Dimas Gonçalves, que hoje é vereador pelo PEN. “Sempre trabalhei com ele e acabei pegando o gosto pela política. O maior desejo do meu pai era ver um dos filhos seguindo a carreira política e quando fui eleito no ano passado ele disse: ‘agora posso morrer sossegado’”, relembra o vereador.

Em nota de pesar, o presidente da Câmara, vereador Ednaldo dos Santos Passos, o Reco (SD) lamentou a morte do senhor Joãozinho. “Sem dúvidas, uma notícia muito triste. Deixo aqui o meu sincero pesar e meu respeito por este homem, que fez parte da história do nosso Município. Que Deus conforte a família e os amigos neste momento de luto”.

Embora não esteja na lista dos emancipadores de Praia Grande, teve papel fundamental no processo de independência da Cidade, segundo Dimas. “Meu pai era muito influente na época, tinha dinheiro e ajudou a financiar as viagens dos emancipadores para São Paulo para tentar a independência da Cidade, mas não podia deixar seu comércio aqui, então, como não assinou o livro, não foi incluído entre os emancipadores”, observa Dimas.

Enquanto parlamentar, Joãozinho ficou conhecido por sua honestidade e bondade. Foi o responsável pela pavimentação das primeiras ruas do bairro Vila Sônia e pela abertura de ruas, iluminação e ligação de água do Jardim Aprazível. “Naquela época a Cidade não tinha estrutura nenhuma, então o trabalho do vereador era conseguir esses serviços para os bairros. Meu pai teve grande atuação nos bairros Vila São Jorge, Antártica, Vila Sônia e Jardim Aprazível, porque vivia nesses locais, já que tinha comércio no Aviação”, detalha o vereador.

LEMBRANÇA – Companheiro de mandato de João da Aviação, o ex-vereador Antônio Eduardo Serrano lembra que ele tinha vocação para ser parlamentar, porque gostava muito do que fazia. “O vereador Joãozinho foi acima de tudo um vereador íntegro, companheiro de seus pares, amigável, extremamente pacífico e pacificador. Votava seus projetos com consciência pois participava ativamente das reuniões das comissões analisantes e todos os dias caminhava pela Cidade, de casa em casa ouvindo e vereando com dignidade”, relembra Dr. Serrano.

Vereador com Joãozinho entre 1997 e 2000, Morched Noureddine El Khatib, conhecido como Jorge do Beija-Flor, diz que aprendeu muito com o colega de vereança. “Senhor Joãozinho era uma pessoa muito amiga, companheira, que tinha um trabalho verdadeiro com a comunidade. Não sabia falar não para ninguém. E apesar dos seus problemas de saúde, era um vereador incansável”, lembra.

Carmem Sanches

 

Ecovias

ecovias