Após revitalização, praça Duque de Caxias recebe obras artísticas

Expectativa é de que as modificações na praça de PG terminem no fim de janeiro

Além do novo ambiente, a estátua em homenagem ao Exército, um dos principais ponto turístico da Cidade, será recuperado e contará com iluminação. O local abrigará também obras de arte que estão sendo instaladas ao lado do  calçadão da praça sobre um piso de ladrilhos hidráulicos nas cores verde e azul, semelhantes aos da cor da água do mar e com estrutura em alvenaria.

Ainda como parte da nova composição paisagística, haverá um quadro de 1,5 metros por 2,5 metros, feito sobre tela, e cinco esculturas de concreto compõem a obra, intitulada como Recanto dos Pescadores.

Todas as obras que estarão no local foram feitas pelo artista plástico santista Rodolfo Rondon, de 63 anos, com a intenção de representar a pesca de arrasto, prática muito utilizada e comum no Município na década de 50, quando usavam redes para realizar a atividade.

Rondon mora na Cidade desde os anos 1970 e como já se considera um cidadão praia-grandense, o convite foi especial. “Sempre gostei de pintar o mar, os pescadores, toda a nossa cultura de raiz. A obra foi idealizada de uma forma muito real. Chego a sentir o cheiro do mar quando trabalho com o tema e desde setembro tenho me debruçado sobre essa obra conjunta, o que me deixa muito feliz e realizado como artista”, comentou o autodidata.

A previsão de término da reforma e entrega do local é no fim deste mês. A obra Recanto dos Pescadores foi idealizada por um grupo de empresários para a celebração do aniversário de Praia Grande, que em 19 de janeiro completa 51 anos de emancipação político-administrativa.

O ARTISTA – Rondon já percorreu diversos estados brasileiros e alguns países mostrando suas obras de arte em diversos salões. Dentre suas principais criações estão uma produção na capela Nossa Senhora da Guia em Praia Grande, um painel no Ilha Porchat Clube, em São Vicente, Pinacoteca de Araras, e em Casanova, ambas na Espanha.

 

 

Ecovias

ecovias