Umasa realiza mutirão de castração até o fim do mês

 

Para o bem estar e a saúde dos animais de estimação, Praia Grande realiza um mutirão de castração gratuita de cães e gatos até dia 26 de janeiro na Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) que está parada no Espaço Piaçabuçu, que fica entre o Paço Municipal e o Ter-minal Tatico, no bairro Mirim.

Os munícipes que quiserem levar seus animais para serem castrados devem ir até a Umasa, entre 14h e 16h de segunda a sexta-feira, onde são distribuídas cerca de 30 senhas diárias. Para o agendamento é necessário que o proprietário do animal apresente o RG e a carterinha da Unidade de Saúde da Família (Usafa) que pertence.

De acordo com a diretora da Divisão de Saúde e Proteção Animal, Janaina Shiraishi, existem alguns critérios antes da cirurgia. “Os bichinhos devem ter entre 6 meses e 5 anos e não podem estar obesos. Antes das cirurgias de castração, todos os animais  passarão por uma triagem veterinária para avaliar se estão aptos a passarem pelo procedimento”, explica.

As aposentadas Claudia Leonardo e Marilia Marcon dos Santos concordam que este cuidado é muito importante para a vida do animal, por isso, elas se juntam, e com ajuda de outros moradores, levam os animais de rua para serem castrados. “Este trabalho é importante para que os animais consigam viver bem e mais tempo. Nós precisamos garantir o bem estar animal. Foi a melhor coisa que fizeram aqui na Praia Grande, nós já conseguimos castrar dez gatos de rua e pretendemos trazer ainda mais”, conta Claudia. 

Para a dona de casa Adriana Jimenez Correa, este serviço é necessário em todos os lugares. “A ideia do mutirão é muito legal, porque tem vários bairros na Cidade e quem não teve oportunidade de levar o animal na Umasa do bairro, pode estar trazendo aqui e garantir a castração do bichinho”, elogia Adriana. 

SERVIÇO – A Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) já realizou mais de 6 mil castrações gratuitas de cães e gatos. O moderno equipamento, que atua de forma itinerante e já visitou 16 bairros de Praia Grande, completou dois anos em julho de 2017.

Os serviços desenvolvidos são alvo de constantes elogios dos munícipes. Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais atendidos no pré e pós-cirúrgico e também para os profissionais que atuam no local.

A Unidade Móvel é montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de aproximada-mente 50 metros quadrados.A Unidade Móvel é montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.

Danielle Martins

 

Ecovias

ecovias