O Projeto Praia Grande Natural proporciona experiências práticas sobre a Mata Atlântica

A ação ocorrerá ao longo do ano levando alunos das unidades de ensino para atividades na Fortaleza de Itaipu e no Portinho

Na ultima terça-feira, dia 17, os alunos da Escola Municipal Hilda de Carvalho Guedes, localizada no bairro Samambaia aprenderam de uma forma diferente. Um grupo de aproximadamente 35 alunos participou do Projeto Praia Grande Natural, realizado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Educação da Cidade (SEDUC). A Iniciativa garantiu um dia diferente para os alunos que puderam aprender fora das salas de aula, além do passeio tratar-se de uma nova experiência para muitos, que estiveram na Fortaleza de Itaipu pela primeira vez.

A visitação que teve duração de aproximadamente duas horas, foi guiada por um soldado do Exército. Os alunos puderam conhecer de perto o ecossistema existente na cidade, o grupo de estudantes caminharam até a ponte que os proporcionou uma visão privilegiada do Município, onde em primeiro plano pode ser notada a presença rica de árvores nativas da Mata Atlântica e, ao fundo a orla da praia exposta de forma panorâmica.

As crianças com idades entre 7 e 14 anos conheceram também a praia privativa do comandante, tiveram a oportunidade de conhecer o costão rochoso e observaram o ecossistema marinho.

O projeto Realizado pelo DEA, Praia Grande Natural, ocorrerá ao longo do ano levando alunos das unidades de complementação educacional para atividades na Fortaleza de Itaipu e no Portinho. De acordo com o professor Leonardo Casadei, a visita à Fortaleza de Itaipu funciona como um complemento da aula aplicada em sala. “Na escola, a gente aborda a questão teórica. Mostramos as aves, a fauna da Mata Atlântica e demais itens existentes em nossa Cidade. Mas essa vivência permite que eles entendam que tudo isso está próximo deles, além de conscientizá-los sobre a necessidade de preservar esses espaços”.

 

Ecovias

ecovias