Eleitores podem aproveitar fim de semana prolongado para regularizar títulos

Os dois cartórios de Praia Grande trabalharão direto, sem fechar aos finais de semana, até dia 9 de maio, para agilizar atendimento dos eleitores

Termina no dia 9 de maio (151 dias antes do pleito) o prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor. Em Praia Grande, os dois Cartórios Eleitorais funcionarão no final de semana prolongado, e no feriado do Dia do Trabalho, dia 1º de maio, das 9h às 17h, para oferecer amplo atendimento à população. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 7 de outubro.

O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. De acordo com o Calendário Eleitoral 2018, 9 de maio é ainda a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.

Ao ir até o cartório eleitoral, o cidadão deve levar os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

Os endereços dos cartórios eleitorais de Praia Grande são os seguintes: 317º Zona Eleitoral – avenida Guilhermina,     nº 267, Guilhermina; 406º Zona Eleitoral – avenida Doutor Vicente de Carvalho, nº 220 – Ocian. Informações nos telefones 3473-6750 (Zona 317) e 3472-7598 e 3471-4216 (Zona 406).

BIOMETRIA – Vale lembrar que para as eleições deste ano não será obrigatório o uso da biometria em Praia Grande. É indicado que os eleitores praiagrandense que estão quites com a Justiça Eleitoral, aguardem passar outubro para agendar o cadastramento da digital, para que não enfrentem a espera nos cartórios, natural em ano eleitoral.

ONLINE - Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 1º, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Todavia, brasileiros de 16 e 17 anos também podem tirar o título de eleitor e votar. O procedimento é simples e pode ser iniciado pela Internet, por meio do Título Net.

Depois de fazer a solicitação online, o cidadão deve comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

Ao iniciar o pedido pelo Título Net, será informada ao cidadão a unidade de atendimento à qual deverá comparecer. Caso o sistema não consiga identificar a zona eleitoral do cidadão, este deverá, então, comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

 

Ecovias

ecovias