Estudantes devem renovar contrato do Fies até quinta

Na área universitária, outras chances estão disponíveis, como as inscrições para o vestibular da Fatec e para o Enem

Começar e permanecer na vida acadêmica nem sempre é algo fácil. E quem busca formas de conseguir se manter na universidade esta é a chance. Termina nesta quinta-feira, dia 10, o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o Ministério da Educação, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre.

Para casos simples, a renovação é formalizada pelo estudante no sistema. Em casos de alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, é necessário levar a documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica) para finalizar o processo.

Desde segunda-feira, dia 7, estão abertas também as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seguem até o dia 18 de maio.

A prova é uma das principais portas de entrada para o curso superior por meio dos programas Prouni, Fies e Sisu, além da autoavaliação.

Os interessados em participar devem acessar o site https://enem.inep.gov.br.

Ao entrar é preciso criar uma conta, em que o candidato escolhe o município que realizará o exame e qual idioma quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O valor da taxa para quem não conseguiu a isenção é R$82,00 e pode ser paga até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. Candidatos que pediram isenção da taxa também devem se inscrever. As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.

Quem prestará a prova pela sétima vez será a estudante Pamela Lemos que já cursa duas faculdades simultaneamente, Engenharia Química e Administração. “Uma eu faço a distância e as duas eu consegui graças ao Enem. Me chamam de doida mas agora vou fazer para testar os conhecimentos”, comenta.

FATEC - Além do Enem, as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) abriram inscrições para processo seletivo do segundo semestre na terça-feira, dia 8.

Em todo o Estado são oferecidas 14.605 vagas, distribuídas entre 74 cursos superiores de tecnologia. Destas, 640 são na Baixada Santista. As inscrições vão até 8 de junho, pelo site www.vestibularfatec.com.br.

A prova será no dia 1º de julho. Metade das vagas está em Santos e a outra metade, em Praia Grande. O diferencial desta edição é que o pólo praiagrandense terá o curso de Gestão Empresarial noturno.

O candidato deve estar cursando ou já ter terminado o ensino médio, mas precisará comprovar a conclusão do curso no ato da matrícula. A taxa de participação custa R$ 64,80 e deve ser paga em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato também está disponível na internet para download.

 

Ecovias

ecovias