Semana do MEI oferece várias atividades em toda a região

Esse é o primeiro ano em que haverá palestras presenciais e online em todas as cidades da Baixada Santista


Os interessados em fazer parte dos mais de 6,7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) que existem no País, essa é a hora certa. De 14 a 19 de maio, acontece em toda a Baixada Santista mais uma edição da Semana do MEI.

As ações são realizadas pelo Sebrae com a intenção de tirar as principais dúvidas sobre o assunto, fazendo com que o público conheça um pouco mais do universo empreendedor.  

Na região, a programação inclui oficinas sobre finanças, vendas, entre outros. Será explicado como funciona o ramo, quais as vantagens da formalização e será possível registrar o CNPJ na hora. Haverá ainda serviços gratuitos como a elaboração da Declaração Anual e consulta de débitos.

O diferencial deste ano é que além das palestras presenciais, serão realizadas oficinas na sede do Sebrae, na Capital, que serão transmitidas ao vivo e online para a região. Cada dia da semana terá uma temática diferente.

Em Praia Grande as atividades serão feitas somente até sexta-feira, dia 18, e as transmissões acontecem na Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) do Município.

O tema abordado no curso presencial será Como se tornar um MEI. As transmissões online falarão sobre: Como ter um salão de beleza e Dicas práticas e case de sucesso no setor; Como se tornar uma referência no mercado alimentos; Educação financeira e acesso ao crédito; Mercado Livre – como vender mais usando Market Places e Tendências varejo vestuário. A Seai fica na avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.650, no bairro Quietude.

Mais informações sobre horários e as programações podem se obtidas pelo telefone 3496-5349 ou pelo link http://www.praiagrande.sp.gov.br/. Para acompanhar o calendário das demais cidades, basta acessar o site http://www.sebrae.com.br/.

Hoje existem 1,5 milhões de MEIs no Estado. Na região foram registrados até março deste ano 67.626, segundo o Portal do Empreendedor. O município com maior número é Santos com 15.377, o que representa 23% do total. Logo atrás está Guarujá com 13.344 e Praia Grande com 13.182 (ambos com 20%). O setor com mais formalização é o de vestuário e acessórios.

Para a consultora de negócios do Sebrae, Patrícia Ovalle, este é um número expressivo. “Nosso trabalho é garantir resultados positivos e uma boa gestão. Muitos MEIs nascem por necessidade e não oportunidade, de firmar o que era só um complemento de renda por conta da crise. Por isso, a maioria só nos procura quando já estão em atuação. É preciso vir antes para darmos um melhor suporte. O evento é feito em maio pois até dia 31 todos eles precisam declarar o Imposto de Renda, e muitos nem sabem disso”, explica.

 

Ecovias

ecovias