‘Na Pista Certa’ ensina normas de trânsito para crianças de forma divertida

Projeto atende alunos do Município e no sábado será aberto a todas as crianças

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização nacional das normas de trânsito, as crianças de Praia Grande aprenderão as principais regras do tema brincando. Isso porque o Município sedia o projeto itinerante ‘Na Pista Certa’, uma cidade em miniatura que ensina regras de direção de forma prática, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude.

O trabalho será realizado até sexta-feira, dia 18, aos alunos de escolas municipais. Nesta edição, o ‘Na Pista Certa’ atenderá às unidades de ensino: Doutor Roberto Shoji, no Tupiry; Professora Esmeralda dos Santos Novaes e Sebastião Tavares de Oliveira, ambas no Quietude. As atividades acontecem sempre das 8h30 às 10h50; e das 13h às 16h20, divididas em turmas de aproximadamente 30 crianças, com duração de 40 minutos cada sessão.

Já no sábado, dia 19, a ação será aberta as demais crianças, das 8h30 às 14h. Para participar basta que os pais ou responsáveis levem os pequenos até o local e procurem um dos monitores ou agentes de trânsito.

Além de recebê-los, os monitores auxiliam as crianças durante as atividades práticas e apresentam também um teatro sobre o tema, no interior da carreta integrante do projeto.

Todo o cenário simula um circuito de trânsito e ocupa uma área que equivale a uma quadra poliesportiva. Os estudantes circulam com o auxílio de bicicletas e triciclos.

De acordo com a organização, as atividades visam estimular as crianças a adotar comportamentos e atitudes responsáveis, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista.

Ao mesmo tempo, iniciam aos participantes o conhecimento da sinalização viária e mostram a importância das regras de convivência e dos valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para garantir ainda mais a segurança e integridade das pessoas.

Informam ainda sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como poluição sonora e emissão de gases.

Segundo a diretora da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, Elaine Fornazieri, as crianças levam o conhecimento para sua rotina e se tornam multiplicadoras destas informações aos pais e familiares. “As ações educativas de trânsito provocam comportamentos éticos e de cidadania, voltados ao bem comum”, comenta.


O trabalho é realizado em parceria entre a Prefeitura do Município, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Fundación Mapfre, dentro das ações do Maio Amarelo.

O Pavilhão Jair Rodrigues fica dentro do Espaço Alvorada, na avenida Ministro Marcos Freire, na altura do   nº 6.350, Quietude, entre os Viadutos 8 e 9 da Via Expressa Sul.

 

 

Ecovias

ecovias