Dia do Meio Ambiente terá ações para servidores

Entre as atividades haverá palestras aos servidores da Sesurb e Sema em parceria com o projeto Praia Grande Natural

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado nesta terça-feira, dia 5, Praia Grande realizará atividades especiais em comemoração a data. As ações sustentáveis acontecem de segunda a sexta-feira, entre os dias 4 e 8.

O objetivo é que a população e as autoridades da Cidade reflitam sobre os impactos que a natureza sofre nos últimos anos e o quanto a biodiversidade pode ser prejudicada com a degradação das florestas e com outros pequenos atos que influenciam no processo, como jogar lixo nas ruas.

Para iniciar as atividades, na segunda-feira, dia 4, os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) serão recebidos pelo projeto Praia Grande Natural, onde haverá palestra e visita ao museu de Educação Ambiental. Além disso, os funcionários farão um estudo do ecossistema com passeio de barco.

Já na terça-feira, dia 5, terá o plantio de mudas e solenidade ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o evento haverá ainda a assinatura das ordens de serviços para obras da praça sustentável e a construção de mais quatro Ecopontos pelo Município. Junto aos anúncios será lançamento o concurso cultural Evoluir de forma sustentável. O evento acontece às 10h30 no parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, que fica no Sítio do Campo.

Já na quarta-feira, dia 6, haverá uma visita monitorada ao Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão, e também o lançamento da Cartilha Arborização Urbana, que estará disponível em breve de forma online no site da Prefeitura.

Na quinta-feira, dia 7, os funcionários da Sesurb voltarão a ter atividades, desta vez será curso de poda no Paço Municipal, no bairro Mirim. E para terminar a programação, na sexta-feira, dia 8, o projeto Praia Grande Natural atenderá os servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com as mesmas atividades que serão realizadas com a Sesurb.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental (Dea) da Cidade, Eliane Queiroz, as ações são de grande importância e ressaltou que todos devem preservar a natureza o ano todo. “Acredito que a preservação tem que ser uma rotina na vida da população. Temos que trabalhar a cidadania com o munícipe e valorizar estas atitudes. Queremos que isso esteja presente no dia a dia das pessoas”, comentou.

As iniciativas serão realizadas em parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc) e Meio Ambiente, por meio do Dea. As atividades terão a participação e envolvimento também das pastas: Esporte e Lazer, Assistência Social e Serviços Urbanos.

SOBRE O DIA – A data surgiu em uma conferência das Nações Unidas sobre o tema em 1972, na Suécia. Após uma década o Brasil, por meio do Decreto Federal nº 86.028, em maio de 1981, também apoiou a ideia de uma programação alusiva ao meio ambiente.

Como possível resultado, o desmatamento nas Áreas Amazônicas Protegidas (Arpa) caiu 28% em julho do ano passado. O número contabilizado foi segundo menor desde 1997.

 

 

Ecovias

ecovias