Praia Grande anuncia obras e realiza ações em alusão a Semana do Meio Ambiente

Dentre as atividades, houve a plantio de mudas feita por alunos da rede municipal

Assim como diversas cidades do Brasil, Praia Grande realiza atividades durante toda a semana em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira, dia 5.

Para marcar a data, na própria terça-feira, durante evento no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Sítio do Campo, o prefeito Alberto Mourão anunciou a construção de quatro Ecopontos. As unidades ficarão nos bairros Vila Sônia, Guilhermina, Melvi e Anhanguera. Segundo o chefe do Executivo, a escolha dos lugares foi realizada após estudo de onde se concentravam mais objetos descartados de forma incorreta. “Temos um levantamento de desova dos materiais e percebemos a necessidade dos Ecopontos nestes locais, porque se já existe o costume de jogar ali, possivelmente no entorno tem uma geração desse material”, comentou. As unidades serão construídas simultaneamente e a previsão é que até fevereiro de 2019 todos estejam funcionando.

Houve também a assinatura das ordens de serviços para obras da praça Horácio de Oliveira Netto, no Guilhermina, que será remodelada com equipamentos sustentáveis. Entre os diferenciais, a área de lazer terá playground com borracha reciclada, deck com madeira plástica ecológica e postes com iluminação de LED alimentada por energia solar, que serão reabastecidas de dia para funcionar a noite. Haverá também a instalação de árvores solares, que carregarão aparelhos eletrônicos, assim como já ocorre na praça Duque de Caxias, no Canto do Forte. Outra opção para recarregar o celular será usar as bicicletas ergométricas geradoras de energia, assim, quanto mais pedalar, mais rápido o aparelho recarrega.

Por estar situada em frente à Escola Estadual Doutor Abrahão Jacob Lafer, os muros da unidade também serão revitalizados. O local receberá desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente, produzidos por estudantes por meio do concurso cultural Evoluir de Forma Sustentável. Poderão participar estudantes das redes municipal, estadual e particular, além da comunidade em geral. Ele terá quatro categorias definidas de acordo com os elementos da natureza. As inscrições serão abertas no dia 18 de junho e seguirão até 31 de agosto. Os 40 finalistas irão para voto popular, que será feito de forma online. O público escolherá os 20 desenhos vencedores que ilustrarão o muro.

Segundo Mourão, a praça foi pensada para que tenha um apelo ecológico. “Temos projetos ambientais, mas o maior investimento é a conscientização coletiva. O processo do concurso é buscar isso, pensando no real motivo da preservação, não porque será punido com multas, mas sim por ajudar o meio ambiente”, proferiu. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre, sem previsões de término.

Na terça-feira houve ainda ações de conscientização com o plantio de 40 mudas. O evento contou com a presença de até 300 pessoas entre autoridades, servidores, estudantes da rede municipal, atletas que participaram dos Jogos das Juventude e idosos do Conviver.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) lançou na quarta-feira, dia 6, uma cartilha de Arborização Urbana, que orienta a população sobre o plantio correto de árvores na Cidade, atendendo uma das diretrizes do programa Município VerdeAzul. Com o projeto, os interessados saberão as normas exigidas e quais as espécies adequadas, de maneira que o plantio não prejudique as calçadas e nem ofereça riscos. Para ver o material basta acessar o link www.praiagrande.sp.gov.br.

O Município receberá ações sustentáveis até sexta-feira, dia 8. Entre quinta e sexta haverá um curso de poda para servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e palestra com visita ao museu de Educação Ambiental aos funcionários da Sema.

DE PG PARA A REGIÃO - A Ong Ecoplaht realiza a primeira turnê ambiental, que terá ações até domingo, dia 10. As atividades serão realizadas em São Vicente, Cubatão e Santos, com palestras, bate papos, teatro educativos e exposição do que a entidade faz.

Os principais temas abordados na semana são a reciclagem; importância e o dever de cada um em separar corretamente seus resíduos em três tipos: recicláveis, rejeitos e orgânicos; a preservação dos recursos hídricos e a logística reversa do asfalto ecológico feito com pneus. Para saber mais sobre a entidade e a programação basta acessar http://www.projetoecophalt.org/ ou curtir a Página do Facebook @ProjetoEcophalt.

Larissa França

 

 

Ecovias

ecovias