Praia Grande assina convênio com Sabesp no valor de R$ 1,4 bilhão

Solenidade ocorreu na sexta, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital

A Prefeitura de Praia Grande assinou contrato de prestação de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto com a Sabesp. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. No investimento total de R$ 1,4 bilhão em infraestrutura de água e esgoto para a Cidade estão previstas ampliação da produção e reserva de água tratada, expansão da distribuição e ações para redução de perdas.

Entre as principais melhorias neste setor está à implantação de Estação de Tratamento de Água (ETA) Melvi com 1,2 m³/s, além de um reservatório para armazenamento de 5 milhões de litros tratados e todas as interligações de adutoras necessárias.

Já em relação ao sistema de esgoto os principais trabalhos incluem, de 2018 a 2024, obras para o sistema de esgoto sanitário beneficiando a popular região do Trevo (Melvi, Esmeralda, Ribeirópolis e Japurá) e remanejamentos de redes coletoras nos bairros Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi e Ocian, complementação dos coletores no Sítio do Campo e Tupiri e adequação na Estação Elevatória do Sítio do Campo, além da ampliação da coleta e afastamento dos esgotos em diversos bairros como Anhanguera, Princesa I, Cidade da Criança, Quietude, Vila Sônia, Tupi e Intermares. A segunda etapa do Programa Onda Limpa, fará com que a Cidade avance dos atuais 78% de coleta para níveis de universalização (a partir de 95%), mantendo 100% do tratamento.

A prefeita em exercício, professora Maura Lígia Costa Russo, destacou que para a assinatura do contrato foi necessário muito empenho da Administração Municipal para atender a demanda do Município. “Uma das grandes demandas era realmente a questão da substituição das redes de esgoto que estavam condenadas e que trazem problemas nas vias, provocando buracos, e que para fazer toda a parte de pavimentação era necessária a substituição desta tubulação”.  

O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que participou da assinatura de con-tratos, destacou a importância da Sabesp. “Hoje, estamos fechan-do contratos para atender 1,5 milhão, 2 milhões de pessoas nessas cidades. Caminhamos para fazer parcerias com outras cidades. Queremos que vocês (prefeituras) tenham a Sabesp como parceira”, comentou.

Além de Praia Grande, parti-ciparam da solenidade represen-tantes das Prefeituras de Aguaí, Angatuba, Gália, Guararema, Guarujá, Saltinho e São Vicente.

 

Ecovias

ecovias