Bombeiros formam 240 brigadistas para atuarem nas escolas

 

Servidores participaram de curso durante Capacitação do Educador de Apoio

Com o objetivo de adquirir conhecimento sobre prevenção de incêndios, 240 servidores públicos de Praia Grande participaram do Treinamento de Brigada de Incêndio durante a semana de Capacitação do Educador de Apoio, que terminou dia 27 de julho.

As qualificações aconteceram na Escola Municipal Governador Orestes Quércia, localizada no bairro Mirim, e foram realizadas em cumprimento a uma das especificações técnicas para emissão do Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB) nas 76 escolas existentes no Município.

Toda a atividade contou com a parte teórica e prática. Durante a qualificação os servidores puderam aprender em detalhes como identificar o tipo de extintor e para qual material em combustão pode ser usado. Os educadores conheceram também as três formas de se apagar o fogo e como manusear um extintor em caso de emergências.

Conforme o comandante do 1º Posto de Bombeiros da Cidade, primeiro-tenente João Carlos Alves de Carvalho, a capacitação técnica busca mostrar aos educadores a forma correta de usar o extintor e o hidrante, o jeito certo de fazer evacuação de área e quando acionar o alarme de incêndio. “Nosso objetivo não é fazer com que o funcionário vá apagar um incêndio sozinho. Contudo, se ele realizar a retirada de todas as pessoas do prédio e identificar se tem alguma vítima no local, já adianta o trabalho do Corpo de Bombeiros, que ganha tempo na extinção do fogo ou no resgate de alguém se for necessário”, explicou.

A ação aconteceu em parceria da Secretaria de Educação (Seduc), a Defesa Civil de Praia Grande e o Corpo de Bombeiros. Os servidores que participaram da capacitação atuam em diferentes cargos dentro das escolas municipais. Além deles, funcionários das Secretarias de Esportes e Lazer (Seel) e de Trânsito (Setran) também aproveitaram o momento para realizar o curso.

Responsável em fazer a ponte entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros, o diretor da Defesa Civil de Praia Grande, o engenheiro Luciano Gomes Souza, disse que a finalidade é prevenir. “Além de cumprir uma determinação técnica para a emissão do AVCB, a capacitação teve o objetivo também de disseminar informação para que esses profissionais saibam como agir não apenas nas escolas, mas também em suas residências e demais locais em uma emergência”.

 

 

Ecovias

ecovias