Estudante da rede estadual conquista prêmio nacional e irá à Feira do Livro de Frankfurt

Aluno recebeu homenagem numa Moção de Aplausos na Câmara da Cidade

Vinicius Cellulare Novaes é o estudante grande vencedor, na categoria ensino médio, do concurso Faça parte dessa história, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o texto Solo Mãe. Matriculado na E.E. Reverendo Augusto Paes de Ávila, unidade de tempo integral na Praia Grande, Vinicius ganhará como prêmio uma visita à Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), maior encontro do setor editorial.

“Tive apenas uma semana para preparar o texto Solo Mãe e fiquei muito orgulhoso quando recebi a notícia, já que eu não esperava por isso. Minha ideia foi mostrar o amor da personagem pela sua terra natal e como ela lidou com a resistência da mãe assim que decidiu partir para a 2ª Guerra Mundial”, explica.

Mais de 4.000 jovens de escolas públicas do ensino fundamental e médio de todo o Brasil se inscreveram na competição. O desafio era produzir um texto inédito em língua portuguesa nos formatos poema, conto, romance, memória ou história em quadrinhos.

“Para mim ter ganho ao concurso foi um ciclo de mais uma etapa da minha vida que eu venho buscando há algum tempo. Então foi um momento de muita alegria, satisfação, gratidão. E isso só mostra que eu estou no caminho certo para atingir tudo aquilo que eu quero e que eu tenho capacidade para chegar”, ressalta Vinicius.

O estudante foi também homenageado com uma Moção de Aplausos pela vereadora Janaina Ballaris na Câmara Municipal de Praia Grande. “Foi algo surpreendente, porque não esperava que a minha conquista chegasse até eles. Foi importante estar ali, poder dizer para os vereadores o quanto deve continuar existindo educação de qualidade dentro do Município”.

Além da viagem à Alemanha, o estudante foi premiado com um tablet e um notebook. Em agosto, Vinicius participou da Bienal do Livro de São Paulo e durante o evento recebeu a premiação do concurso. “Com certeza eu vou aproveitar a ida para a Alemanha. É uma oportunidade única e quero contribuir com a educação do País, principalmente da rede pública, mostrando a qualidade que temos, tanto os nossos professores e alunos”, finalizou o estudante.

Ele acredita ainda que o fato de ter vencido o concurso motiva ainda mais os seus colegas e alunos das escolas. “Isso faz com que eles busquem os sonhos e acreditem cada vez mais. Às vezes a vitória está tão longe, que você não imagina que está perto de ser o vitorioso. Então se você tem um amigo seu que conquista algo grandioso assim, você acredita mais em você e no que é capaz de fazer. A minha vitória com certeza ajudou muitos colegas e amigos”.

Danielle Martins

 

Ecovias

ecovias