Santos recebe Semana da Diversidade Sexual com destaque para 1ª Parada do Orgulho LGBT

Praia Grande teve a 1ª Parada do Orgulho LGBT no domingo, dia 23, e segundo os organizadores superou a expectativa com mais de 50 mil pessoas

Com o tema Aceitar é uma escolha sua, respeitar é dever de todos, Santos recebe a VII Semana da Diversidade Sexual. O evento que começou nesta segunda-feira, dia 24, terá como destaque a 1ª Parada do Orgulho LGBT na Cidade, além de palestras, debates, exposições, cinema, teatro, oficinas, entre outras atrações em diversos pontos.

A programação se estende até domingo, dia 30, data em que a parada será realizada no Centro em frente à Secretaria Municipal de Turismo (rua Marquês de Herval, s/n, Valongo). De acordo com a Administração, o objetivo da Semana é incentivar a discussão sobre o tema nas diferentes esferas da sociedade e do poder público. Todas as atividades referem-se à inclusão e direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O evento é organizado pela Comissão Municipal de Diversidade Sexual, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo a coordenadora-executiva da Comissão, Taiane Miyake Alves de Carvalho Rocha, é importante realizar a primeira parada na Cidade. “Será um espaço para descontração, com diversos shows e também um momento de comemoração do orgulho e da cultura LGBT. Infelizmente, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais. Nosso objetivo é mudar essa realidade por meio da conscientização e promoção da cidadania e do respeito”.

PRAIA GRANDE – Praia Grande teve a 1ª Parada do Orgulho LGBT, com o intuito de promover a visibilidade dos indivíduos LGBT, bem como conscientizar contra o preconceito de identidade de gênero e orientação sexual. O evento aconteceu no domingo, dia 23, no bairro Sítio do Campo. Segundo as estimativas dos organizadores o público ultrapassou a expectativa de 50 mil pessoas.

Cícero Beletato de Menezes, um dos organizadores do evento, ressalta que a Parada este evento foi importante para a Cidade. “O evento teve uma visibilidade muito grande. Surpreendeu a todos nós, desde a concentração até o Kartódromo. Tudo isso ocorreu em uma harmonia muito boa, sem nenhum índice de violência. Foi maravilhoso e mais ainda por mostrarmos para os preconceituosos que estamos aqui defendendo”.

A Parada do Orgulho LGBT, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande, é um evento com diversas ações afirmativas que comemoram o orgulho e a cultura de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, transexuais, queers, intersexuais, assexuais, etc. O evento também, por vezes, serve como manifestação contra a LGBTfobia e por igualdade de direitos civis. A Prefeitura apoiou a Parada disponibilizando equipes da Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito. O evento teve apoio da Polícia Militar. (D.M.)

 

Ecovias

ecovias