Semana de Mobilidade Cicloviária teve evento especial no shopping

A ação tem objetivo de incentivar cada vez mais pessoas a utilizarem bicicletas como meio de transporte

LATERAL Mobilidade Urbana

Dentro da 4ª Semana de Mobilidade Cicloviária, no sábado, dia 29, o Litoral Plaza Shopping sediou o lançamento de um grupo de pedalada, aulas de ciclismo para terceira idade e oficina de pequenos consertos de bicicletas. A ação aconteceu em parceria com a Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes (ABCSPC).

Foram duas horas de eventos, que contaram com uma equipe da Associação para fornecer informações e ministrar atividades como aulas para pedalar com segurança, pequenos reparos nas “bikes” e cadastros dos interessados no programa Ciclista Cidadão e no grupo Pedal Praia Grande. Além disso, a ação tem objetivo de incentivar cada vez mais pessoas a utilizarem bicicletas como meio de transporte e mostrar a mudança de postura de toda sociedade para reduzir o número de acidentes e por uma mobilidade mais segura e acessível.

De acordo com o presidente da ABCSPC, Jessé Teixeira Félix, esta ação será muito importante para a Cidade. “A nossa intenção é criar o primeiro grupo de pedal, já que não existe. Queremos que esse grupo possa sair de 15 em 15 dias em uma pedalada. Não queremos ficar dependendo de um evento só, que-remos mais que isso. Muitas pessoas têm medo de andar de bicicleta sozinho e essa iniciativa é legal para que todo mundo fique sempre em grupo e se divirta”.

A ação será no bicicletário do Shopping, que tem acesso pela portaria sul, próximo ao posto de combustíveis.

Jessá ressalta ainda que Santos já possui seis Ecopontos de Bicicletas e a ideia é que seja implatado um aqui na Praia Grande. “Aqui na Cidade será o primeiro que vamos ter. Estamos correndo atrás para que seja possível inaugurar agora em outubro. O objetivo é recuperar aquelas bicicletas que estão jogadas nos prédios, nos condomínios, ou que ficam guardadas dentro de casa e a pessoa não sabe o que fazer”.

As pessoas que quiserem ter uma dessas bicicletas que serão recuperadas terão que entrar em contato com a Associação no e-mail abciclistas768@gmail.com e falar porque precisa da bicicleta. Se cadastrar e aguarda na lista de espera que já é extensa.

VAI DE BIKE - Lançada em janeiro, a campanha Vai de Bike, do Litoral Plaza, incentiva que os clientes adotem hábitos mais saudáveis, ecologicamente corretos e que também utilizem bicicletas para frequentarem o empreendimento. Para maior comodidade, o bicicletário foi reformado e ampliado: são mais de 240 vagas, com sistema de câmeras de segurança, calibrador e uma mini-oficina para pequenos ajustes e reparos. O Litoral Plaza fica na avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Praia Grande.

 

Ecovias

ecovias