Projeto reúne gestantes para troca de experiências

Mães, doulas, nutricionistas, psicólogas e enfermeiras se reúnem em Praia Grande, neste domingo, dia 30, às 16h, no Studio Yogue_se. O encontro faz parte do projeto Bem Vindo Meu Novo Ser e desta vez será para falar sobre mitos e verdades da amamentação. O principal objetivo é reunir gestantes e mamães para trocar informações e experiências sobre dificuldades e o que é novidade. O evento é gratuito e terá a como convidada a fonoaudióloga, consultora em amamentação e doula, Treyce de Lucca. As inscrições são feitas pelo whatsapp 97407-1925 ou 99770-9230.

Quando ficou grávida há seis anos, Mariana Mendes, fundadora do projeto e do estúdio, não sabia como seria a aventura da maternidade. Em uma das suas idas ao ginecologista em Santos, viu uma escola de ioga para gestantes e também as rodas de mães. “E assim eu comecei a frequentar as rodas que eram uma vez por mês. Que abordavam temas relacionados à gestação, parto e puerpério. E cada assunto me fazia entender sobre aquele momento, desde o cuidado com a minha saúde e a do bebê, como recebê-lo no seu momento”.

Logo que abriu o estúdio de ioga na Cidade decidiu contribuir também. Desde o início, tentou trazer a idéia da roda de mães para cá, já que sua doula Rose Pereira deu um incentivo. “Faltavam ações como essa aqui no Município. E a Rose me indicou duas doulas, Ariane e Camila que moram aqui. Logo em seguida chamei a Larissa que é fotógrafa e ela trouxe a Mayra que é nutricionista infantil e materna. Depois chamamos a Alexandra que é psicóloga e a Joyce que estuda enfermagem. E desse jeito fomos unindo forças e hoje estamos aqui felizes com o andamento do projeto”, ressalta.

A fundadora explica ainda que este evento é muito importante para o crescimento das gestantes. “Queremos que elas entendam o que é um parto humanizado, que tirem suas dúvidas. Que elas te-nham esse momento mágico e natural, onde seu bebê vem ao mun-do no tempo dele. Em nossas reuniões sempre temos um profissional especializado no assunto. E o principal é essa troca entre uma gestante e outra”.

Durante o parto, a doula atua na interface entre a equipe de saúde e o casal. Fala a linguagem das técnicas, dos procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe num dos momentos mais vulneráveis da mulher. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o processo de parto e nascimento, mostra formas eficientes de res-piração e propõe medidas naturais que possam aliviar as dores, como banhos, massagens nas costas, relaxamento e ao segurar na mão da parturiente, oferece confiança e carinho. “A doula é extremamente importante, te auxilia te acalma, cuida do seu bem estar, principalmente do emocional. Ela ensina a mulher ficar calma e relaxada durante todo o processo.”

O evento acontece na avenida Presidente Kennedy, n° 2.226, sala 101, no bairro Guilhermina.

 

Ecovias

ecovias