Em PG, campanha antirrábica tem início nesta segunda

O serviço será disponibilizado gratuitamente de forma itinerante pelos bairros de Praia Grand

Praia Grande realizará campanha de vacinação contra a raiva a partir do dia 1° de outubro. O serviço será disponibilizado gratuitamente de forma itinerante nos bairros da Cidade. O Município não registra casos de raiva há 20 anos. A Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade é a responsável pelas ações que serão desenvolvidas. Os tutores deverão levar os animais na unidade mais próxima de sua casa.

Algumas normas devem ser respeitadas para vacinar os bichinhos em segurança. O animal deve ter, no mínimo, mais de 3 meses e estar em perfeitas condições de saúde; os proprietários são responsáveis pela contenção do animal para a vacinação; em caso do cão ser bravo, é necessário que use focinheira.

Importante destacar também que a vacina antirrábica é anual. Desta forma, o proprietário do animal deve se certificar que o mesmo não foi vacinado nos últimos 12 meses. Desta forma evitará qualquer tipo de reação adversa à aplicação da dose.

Na primeira semana, no dia 1°, o serviço estará na Usafa Forte; no dia 2, na Usafa Sítio do Campo; dia 3, na Usafa Boqueirão; dia 4, na Usafa Guaramar e no dia 5, Espaço Feira Confinada Boqueirão.

REGIÃO – Em Santos, os postos volantes que oferecem vacinação antirrábica a cães e gatos acima de 3 meses encerram a campanha nos próximos dias. O Município ainda não bateu a meta de proteção aos animais, que é 26.640 cães e 6.506 gatos. De acordo com o último levantamento, foram vacinados 17.990 cães (67,5% da meta) e 6.291 gatos (96,6%).

No domingo, dia 30, das 9h às 16 h, é a vez do posto de vacinação no Extra Supermercado da avenida Pedro Lessa, 768 (canal 6). O último dia de campanha, na próxima segunda-feira, dia 1º, terá posto na Policlínica da Vila São Jorge e Caneleira, das 9h às 14h.

Em Peruíbe, no domingo, dia 30, será encerramento da campanha antirrábica nos postos do estacionamento da EMEF Adriana Aparecida, rua 17 - Recreio Santista e Estrada Armando Cunha - Centro Comunitário - Jardim Somar das 9h às 14h.

A campanha em São Vicente ocorreu entre 15 de agosto e 14 de setembro. Mas, a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, no Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente. Em Cubatão a campanha também já acabou, mas a vacina continua sendo ofertada normalmente no Serviço do Controle de Zoonoses, das 9h às 16h.

Em Bertioga, durante todo o ano, cães e gatos podem ser imunizados contra a raiva no Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A vacinação antirrábica em Mongaguá acontece durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de segunda a sexta, das 8h às 17h. Em Guarujá, o Centro de Controle de Zoonoses dispõe de vacinas habitualmente.

 

 

Ecovias

ecovias