Praia Grande participa de reunião preparativa do 69º Fórum Paulista de Mobilidade

Cidade já sediou duas vezes o evento, sendo a última em 2015; esta será a primeira vez que o Fórum acontece em Mogi das Cruzes

Com a intenção de começar as preparações para a 69ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que a titular da Secretaria de Transportes (Setransp) de Praia Grande e também presidente do Fórum, Raquel Auxiliadora Chini participou de reunião na quinta-feira, dia 4, em Mogi das Cruzes.

O encontro contou com a presença do secretário de Transportes de Mogi, José Luiz Freire de Almeida; e da secretária-executiva do Fórum, Valéria Aguiar. O evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro, pela primeira vez na cidade mogiana.

O Fórum reúne representantes de municípios do Estado para discussões sobre temas referentes ao transporte coletivo, trânsito, segurança viária, entre outros. Anualmente, são realizadas de três a quatro reuniões e isso faz do evento um momento de conhecimento, troca de experiências e apresentação de novas tecnologias, que ampliam também a discussão sobre a legislação que afetam estas áreas.

Desses debates, os principais assuntos são extraídos e encaminhamentos aos órgãos governamentais e ao Fórum Nacional do tema.

Segundo Raquel Chini, a equipe sempre procura fazer encontros em todas as regiões do Estado, oportunizando a participação de todos. “Durante o Fórum, são discutidos assuntos gerais, mas também entram em temas específicos, uma vez que a cidade tem a oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido”, explicou.

SOBRE – O Fórum Paulista foi criado em 1994. Praia Grande participa do Fórum há mais de 20 anos.

Em 2013, a secretária de Transportes assumiu a vice-presidência, permanecendo até o início de 2017, momento em que se tornou presidente. Além disso é também secretária executiva do Fórum Nacional. O município praiagrandense já sediou o evento estadual duas vezes, sendo a última em outubro de 2015.

Foi a partir da reunião, em conjunto com a Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), que o Estado instituiu o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com a intenção de reduzir mortes nas estradas. Por meio dele, Praia Grande também foi contemplada com recursos para implantação de faixas elevadas.

 

 

Ecovias

ecovias