PG alerta sobre o câncer de mama com atividades alusivas ao Outubro Rosa

Caminhada Rosa reúne mais de 100 pessoas e percorreu diversas ruas do bairro Sítio do Campo, nesta terça, dia 16

A programação do Outubro Rosa se estende ao longo de todo o mês. Praia Grande preparou uma agenda com diversas atividades, dentre elas, palestras, coletas de exames, apresentações teatrais, terapia comunitária, oficina de beleza, entre outras. Nesta terça-feira, dia 16, por exemplo, por meio de parceria entre cinco unidades do Programa Conviver e a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasfab), ocorreu a Caminhada Rosa, que reuniu mais de 100 pessoas e percorreu diversas ruas do bairro Sítio do Campo.

A meta foi conscientizar as pessoas de que o câncer de mama é uma doença séria e que a prevenção é o melhor caminho. Um dos destaques da atividade ficou por conta do material exibido ao longo de todo o percurso pelos caminhantes, que estavam vestidos com uma peça de roupa na cor rosa, alusiva a cam-panha. Cartazes com imagens e frases alertavam sobre os riscos da doença e as maneiras eficazes de prevenção.

De acordo com o diretor do Conviver do bairro Sítio do Campo, Lucas Pina, o evento é importante pois leva conscientização não só aos participantes dos serviços, mas também para os moradores de toda a região. “Sabemos que muitas vezes as pessoas es-quecem de se cuidar. Esta é uma forma de passar o recado para todos e conscientizar nossos vizinhos”, comentou.

Para uma das integrantes do Nasfab, Ana Luiza Rodani Satolo, não é preciso esperar o mês de outubro para procurar a rede de Saúde. Ao longo de todo o ano nós atendemos as pessoas, esclarecemos dúvidas, desmistificamos e ainda explicamos a forma correta de realizar o autoexame. “Existem muitos mitos em relação ao câncer. Essas campanhas de prevenção são muito importantes por conta do autocuidado. A pessoa, se já tiver acometida pelo câncer, pode desco-brir em estágio inicial, quando o tratamento é mais simples”, alerta a profissional de saúde.

A programação continua durante todo o mês nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), Programa de Integração e Cidadania (PICs) e Programa Conviver. Nesta quinta-feira, dia 18, às 9h, haverá uma palestra sobre câncer de mama no PIC Vila Sônia. Na sexta-feira, dia 19, às 14h30, ocorre um trabalho com gestantes da Usafa Quietude referente a Semana do Programa Canguru com demonstração de como usar o método.

No dia 24, às 9h, haverá caminhada no Conviver Tupi, para conscientização do câncer de mama. Ainda na unidade, ocorrerá palestra toda quinta e coleta de preventivo as sextas. A Usafa Aviação terá uma programação especial no dia 31, às 7h30, haverá coleta de exames laboratoriais; às 9h, roda de conversa sobre Sinais e sintomas do câncer de mama; às 10h, terapia comunitária integrativa, no mesmo horário, terá oficina de beleza; às 15h, apresentação do grupo teatral da unidade A importância do ACS na prevenção e detecção precoce do cancer de mama; às 16h, terá um coffe break e às 16h15 terá uma apresentação de coreografia: Auto exame de mama.

Na Usafa Tude Bastos haverá preventivo e exame físico das mamas, as segundas, quintas e sextas do mês. Já na Usafa Samambaia será todo dia.

18/10/2018

Jornalista: Danielle Martins

Foto: Divulgação/PMPG

 

 

Ecovias

ecovias