Bairro Glória recebe ‘Cidade Total’ a partir desta segunda

Mega-ação teve início no Sítio do Campo e percorrerá todos os bairros de Praia Grande

O Programa Cidade Total chega ao bairro Glória nesta segunda-feira, dia 25. A iniciativa da Prefeitura de Praia Grande é uma mega-ação que disponibiliza diversos serviços de manutenção, cidadania, conscientização e soluções de demandas a todos as regiões do Município.

Este é o segundo bairro a receber o Programa Cidade Total. O primeiro foi o Sítio do Campo. Os trabalhos efetuados foram alvos de constantes elogios dos moradores nas duas semanas em que as equipes estiveram atuando naquela região da Cidade.

Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Trans-porte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área. Os trabalhos são divididos por setores, por exemplo, a Secreta-ria de Trânsito atua com 12 funcionários; notificações e recolhimento de veículos abandonados em vias públicas; melhoria nas sinalizações vertical e horizontal; intensificação da fiscalização de trânsito; já a de Meio Ambiente promove campanha educativa e de conscientização sobre o tema, funcionamento de Ecopontos e descarte correto de Resíduos da Construção Civil (RCC); plantio de árvores nos bairros.

A Pasta de Urbaniso leva seis equipes do Controle Urbano com três fiscais cada, que orientam e fiscalizam sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana; sobre fiscalização, notificação e embargo de construções irregulares; sobre terrenos sem muros; sobre comércios irregulares; e identificação/mapeamento de atividade de ferros velhos; e a Secretaria de Obras realiza visitas técnicas para planejamento de combate em problemas de drenagem.

Já a Secretaria de Saúde Pública atua com 50 agentes comunitários de saúde, 40 agentes de endemias e as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); leva também uma unidade do Consultório na Rua; que fazem o trabalho de promoção da Saúde e recadastramento de pacientes da Usafas.

No setor da Assistência Social profissionais do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) atuam na abordagem à população de rua e dão informações e orientações sobre programas e serviços de Assistência Social no Município; e no setor de Transportes ocorre manutenção e melhorias em pontos de parada de ônibus.

SERVIÇOS URBANOS – Como é a Pasta com maior demanda de serviços, 350 funcionários realizam trabalhos manuais e com maquinários, eliminando o acúmulo de lixo e entulho, na manutenção das bocas de lobo e calçadas, manutenção e limpeza de canais, poda de árvores, nivelamento de vias e eliminação de buracos, eliminação e conscientização de pichações em muros, melhorias na iluminação pública e no emplacamento com nome de ruas e pintura da guia.

 

Ecovias

ecovias